Assim como no Brasil, no resto do mundo a Fiat não obtém um bom desempenho em vendas no ramo de veículos maiores em relação às demais montadoras atuantes no mercado global. E agora com a aquisição da Chrysler, a montadora italiana deixará de lado os automóveis de segmento superiores e focará mais no mercado de compactos, de acordo com a revista Autocar.
“Agora que temos a Chrysler não precisamos empurrar a Fiat para segmentos em que não teríamos oportunidades”, disse Sergio Marchionne, CEO do grupo Fiat. Fracassos em vendas como o Croma (que segundo o chefão era “um carro muito bom”) foi decisivo para o fim de linha de modelos médios da Fiat na maioria dos países do mundo em que a montadora italiana atua.
Ainda de acordo com o executivo, a Fiat se limitará ao segmento de carros da categoria C europeia, que engloba os modelos Ford Focus, Hyundai i30, Peugeot 308, dentre outros. O suposto sucessor do atual Linea, que seria baseado no recém-lançado Dodge Dart, seria o modelo mais sofisticado a ostentar o logotipo vermelho arredondado da empresa, além do Freemont, um Journey com logotipo da Fiat.
Para o mercado brasileiro, não há informações sobre quais modelos deixarão de ser vendidos. O utilitário-esportivo Freemont é o mais sofisticado da marca por aqui. E ao contrário do que era esperado, as vendas do carro estão sendo bastante empolgantes, ficando a frente da maioria de seus concorrentes no volume de vendas mensal.
Descobriram a roda!.
O primeiro modelo que devem deixar de produzir é o 500 "gordo". Por favor.
hummmmmmm. esse parece o bravo sw