Antes que alguém se anime, o Uno Cabrio é apenas um conceito que mostra a potencialidade da plataforma, segundo a Fiat. O modelo é a surpresa da lista confirmada até então, que inclui o Mio, o Uno Sporting e o novo Bravo. Hoje a marca oficializou suas atrações para o Salão do Automóvel.
O Uno Cabrio, claro, não deve virar modelo de série porque seu preço seria proibitivo. Imagine só desenvolver um sistema de recolhimento da capota e reforçar a carroceria para ser mais rígida. Um protótipo vá lá, mas não acreditamos num carro de produção até porque o Uno não é Cinquecento. Mas o projeto até que ficou legal.
O Uno Sporting, esse sim, é para valer. A Fiat fez questão de afirmar que “não se trata de um modelo personalizado, mas sim de uma nova versão, que foi concebida em detalhes para atender aos anseios do consumidor”. Para isso, a montadora mexeu na suspensão do carro, rebaixando-o em 2 cm, enrijecendo molas e recalibrando tanto a suspensão dianteira quanto a traseira para torná-lo mais estável em curvas. Os pneus com rodas aro são 185/60 R15, até alto para a proposta. O motor é o 1.4 Evo que se mostrou um tanto morno no Uno Attractive. Por falar em atração, o Sporting é carregado de detalhes visuais e nem cabe descrever tudo, basta olhar para a foto acima.
O novo Bravo estará no salão em “pré-apresentação”, como antecipamos ontem. Mas a Fiat já confirmou as versões Essence, Absolute e T-Jet do modelo. As duas primeiras virão com o motor 1.8 E.torQ de 132 cv e a terceira, com o 1.4 turbo, o mesmo que equipa as versões T-Jet do Linea e do Punto. A pergunta que vem à mente é: vale a pena comprar o Punto, que é mais leve ou o Bravo, que deve andar menos que seu irmão menor com o mesmo motor, porém, ganhar em conforto? A resposta em dezembro, quando o modelo chegar ao mercado.