Harald Wester é um cidadão que deve estar com a orelha quente. Principal executivo de tecnologia do Grupo Fiat, o alemão confessou para a revista Auto Motor und Sport que a filial brasileira está desenvolvendo o sucessor do Palio aqui mesmo em Minas Gerais.
Segundo Wester, o novo Palio será baseado na plataforma do Panda, modelo vendido na Europa, embora seja um pouco maior. O novo Palio será o carro de baixo custo que a Fiat planeja vender em mercados como Rússia, Índia e China, além do Brasil.
O que ele não diz é só o tal projeto é o Compacto B, um hatchback cuja o desenho acima vazou há poucos meses. Enquanto o novo Palio será lançado em 2010, o novo Uno ficou para 2012. Resta saber qual dos dois é o modelo da imagem.
Na realidade esse novo carro da Fiat que esta sendo desenvolvido no Brasil é o projeto 356 que esta sendo desenvolvido junto com o 357, ou seja o 356 será o substituto do Palio enquanto o 357 será o substituto do Fiat Punto Classic (Falo do Punto não do Grande Punto). Ambos usarão a plataforma do Panda, que já é usada pelo Fiat 500 e será usada também pelo Ford Ka Europeu.
Falando em 500 e sua importação para o Brasil, na verdade eu acho que a Fiat vai acabar fabricando o Fiat 500 aqui sim, pois para importação seria quase inviavel pois a Fabrica de Tychi na Polonia esta entupida de encomendas do Fiat 500 para clientes europeus, que aliais tem até fila de espera, e fila das grandes. O que impossibilitaria a importação do mesmo para cá. Então pra suprir o mercado interno e ajudar a suprir o Europeu nada mais simples que fabrica-lo aqui. E olhando pelo lado simplificado da coisa seria muito viavel já que Fiat 500 e o substituto do Palio usarão a mesma plataforma.
Só lembrando que a Fiat tem 5 Bilhoes de reais para investir no mercado interno, parte dessa verba vai para ampliar a fabrica de Betim, ou seja, pode ser que o Fiat 500 e o Fiat Bravo, dependendo da aceitação do público, sejam fabricados aqui mesmo…
Eu acho que esse ai é o palio!!!
O desenho é mais parecido!!!
Mas…
…será que vai dar certo um palio com tipo de Panda!!!
Que mistureba
a fábrica de Tichy tá lotada, realmente. mas a Fiat começou a produção do Cinquecento na Itália também, não foi? lembro de ter lido algo do tipo…
Realmente Elizeu, a Fiat produz o Fiat 500 na fabrica de Turim, na Italia, mais o problema é que fez isso pra compensar a demanda de pedidos e a provavel redução na produção do Fiat 500 por causa da produção do Ford Ka que será fabricado também na unidade de Tichy. Ou seja na minha opinião continua na mesma…rsrsrs…
Se já é fabricado na Polonia e na Italia e não consegue suprir, imagina se começar a ser importado para a America do Sul.
E ainda tem a versão Abarth que chega esse ano, e mais tem ainda a suposta importação do mesmo para os EUA. Imagina a dor de cabeça pra Fiat se ela não produzir o urbanino em outra fabrica. Sim porque se o Fiat 500 fizer o mesmo sucesso que o Mini faz nos EUA, as encomendas serão altas…
To doido p eles lançarem o Bravo…. quem sabe meu preconceito acaba…. meu $$ aumenta e eu terei meu primeiro Fiat….rsssss