A Fiat comemorou recentemente seus 40 anos de atividade no Brasil. A montadora italiana fez sua estreia em nosso território com o compacto 147, que foi inclusive o primeiro produzido localmente. Desde então, a empresa lançou e produziu mais de 50 modelos no País, sendo que somente neste ano chegaram dois lançamentos, a picape Toro e o subcompacto Mobi, ambos desenvolvidos totalmente pela divisão brasileira da marca.
Os modelos da Fiat saem da planta de Betim (MG), que durante essas quatro décadas se tornou a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo, além de ser a unidade de produção com maior capacidade instalada de todo o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A marca foi, inclusive, a primeira a se instalar fora de São Paulo. Atualmente, o local consegue produzir 800 mil veículos por ano.
Das linhas de montagem, já saíram quase 15 milhões de veículos, sendo que mais de três milhões foram exportados para cerca de 30 países. O modelo mais produzido foi o Uno, com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas.
O Fiat 147, lançado em 1976, foi o primeiro carro a etanol fabricado em série no mundo e o primeiro com o motor transversal oferecido no mercado nacional. O carro era equipado com um propulsor capaz de gerar 55 cavalos de potência e 7,8 kgfm de torque, coluna de direção retrátil, para-brisa de vidro laminado e pneus radiais.
Confira abaixo algumas das inovações da Fiat nesses 40 anos: