A Fiat comemorou recentemente seus 40 anos de atividade no Brasil. A montadora italiana fez sua estreia em nosso território com o compacto 147, que foi inclusive o primeiro produzido localmente. Desde então, a empresa lançou e produziu mais de 50 modelos no País, sendo que somente neste ano chegaram dois lançamentos, a picape Toro e o subcompacto Mobi, ambos desenvolvidos totalmente pela divisão brasileira da marca.
Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!
Os modelos da Fiat saem da planta de Betim (MG), que durante essas quatro décadas se tornou a maior fábrica de veículos da América Latina e uma das maiores do mundo, além de ser a unidade de produção com maior capacidade instalada de todo o grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). A marca foi, inclusive, a primeira a se instalar fora de São Paulo. Atualmente, o local consegue produzir 800 mil veículos por ano.
Fábrica em Betim (MG)
Das linhas de montagem, já saíram quase 15 milhões de veículos, sendo que mais de três milhões foram exportados para cerca de 30 países. O modelo mais produzido foi o Uno, com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas.
O Fiat 147, lançado em 1976, foi o primeiro carro a etanol fabricado em série no mundo e o primeiro com o motor transversal oferecido no mercado nacional. O carro era equipado com um propulsor capaz de gerar 55 cavalos de potência e 7,8 kgfm de torque, coluna de direção retrátil, para-brisa de vidro laminado e pneus radiais.
Números da marca no mercado nacional
Confira abaixo algumas das inovações da Fiat nesses 40 anos:
147 1976 – Primeiro carro nacional no seu segmento com para-brisa laminado e pneus radiais
147 Furgão 1977 – inédito no mercado nacional
147 Pick-up 1978 – primeira picape leve derivada de automóvel no Brasil
Fiorino Furgão 1980 – apresentado como o menor caminhão do mundo
Premio 1985 – primeiro carro nacional com computador de bordo
Tempra 16V 1993 – primeiro carro nacional com motor de 4 válvulas por cilindro
Uno Turbo 1994 – primeiro carro nacional com motor turbo de série
Tipo 1996 – primeiro carro nacional com airbag
Palio 1996 – primeiro carro 1.0 nacional com airbag e ABS
Strada 1999 – primeira picape leve com cabine estendida
Marea 1999 – primeiro carro nacional com airbag lateral
Ducato 2000 – primeira van de grande porte fabricada no Brasil
Palio Fire 2002 – primeiro carro 1.0 flex do mercado
Stilo 2002 – primeiro carro nacional com oito airbags
Siena Tetrafuel 2006 – primeiro tetrafuel do mundo, abastecido com etanol, gasolina, gás natural e gasolina sem etanol
Strada 2009 – primeira picape leve com cabine dupla
Strada 2013 – primeira picape leve com cabine dupla e terceira porta
Uno Evolution 2014 – primeiro nacional com start/stop
Toro 2016 – primeira picape nacional com tampa traseira bipartida
Mobi 2016 – primeiro carro nacional com tampa do porta-malas totalmente em vidro
Usamos cookies para fornecer uma experiência mais otimizada ao registrar e armazenar suas preferências e visitas em nosso site. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Mas desativar alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esta categoria inclui apenas cookies que garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site. Esses cookies não armazenam nenhuma informação pessoal.
Quaisquer cookies que possam não ser essenciais para o funcionamento do site e sejam usados especificamente para coletar dados pessoais do usuário por meio de análises, anúncios e outros conteúdos incorporados são denominados cookies não essenciais.