A trilogia está completa – ou quase, afinal ele ainda não foi lançado. O 500 (Cinquecento), o terceiro minicarro premium a ser lançado em 2009, já está no Brasil. A Fiat mostrou o pequeno no evento Quatro Rodas Experience na semana passada. Alguns jornalistas tiveram a oportunidade de ter contato com o modelo, como Luís Perez, do Interpress Motor.
O lançamento oficial do 500 deve ocorrer em outubro com prçeo entre R$ 60 mil e R$ 65 mil, portanto, mais próximo do smart ForTwo do que do Mini Cooper.
O motor é 1.4 16V de 100 cv, o mesmo bloco do 1.4 turbo usado nas versões T-Jet do Linea e do Punto. Como o Cinquecento é leve (apenas 930 kg), a potência sobra até, conforme contou Perez. A Fiat não antecipou detalhes do seu lançamento, mas como sua rede é bem mais extensa, é capaz do 500 vender muito mais do que seus rivais de status.
A limitação talvez fique apenas nos lotes de importação – o carro é produzido na Polônia e não na Itália – e como a demanda anda alta, é provável que tenhamos uma quantidade limitada de exemplares.
Ao menos o 500 tem uma vantagem em relação ao Fortwo e ao Mini: ele é um projeto novo enquanto os outros estão no mercado há anos.