A Fiat lançará nos próximos dias a linha 2013 do hatch médio Bravo, que trará como principal novidade mudanças na lista de equipamentos e alterações no sistema do câmbio automatizado Dualogic, ou seja, não será por agora que o modelo receberá uma transmissão automática de verdade, como seus demais arquirrivais. As informações são do site Autos Segredos. As versões Essence e Essence Dualogic serão as mais beneficiadas.
Ambas passarão a contar com volante revestido em couro com comandos do sistema de som, guarnições abaixo dos vidros e maçanetas em cromado, apoia-braço central dianteiro com compartimento refrigerado e parafusos antifurto. Apesar de todas essas mudanças, o Bravo Essence manual e Dualogic não receberá acréscimo no preço, o que representa uma economia final de R$ 1.271 ao consumidor. O Absolute ganhará apenas parafuso antifurto de série. Já o topo de linha T-Jet receberá teto solar Skydome, que apresentará um aumento de R$ 3 mil no preço final.
O câmbio Dualogic, por sua vez, receberá a denominação “Plus”, que representa uma série de modificações que de avanços técnicos, como um aprimoramento nas trocas de marcha, vem com melhorias que proporcionam maior conforto ao condutor. Entre eles está o CREEPING, que é quando o motorista solta o pedal de freio com uma marcha engatada, o carro começa a se mover lentamente sem o uso do acelerador, característica muito valorizada dos câmbios automáticos tradicionais que facilita e traz mais comodidade ao condutor em manobras de estacionamento e arrancadas em rampas leves.
Há ainda o AUTO-UP SHIFT ABORT caso o condutor pressione o acelerador para retomada de velocidade (ex: ultrapassagem) no momento em que já houver iniciado a troca para uma marcha superior, a mesma é cancelada e a marcha original será mantida, melhorando o conforto na retomada de aceleração.
O Bravo Absolute manual deixará de ser oferecido na nova linha, assim como o Kit Esportivo 1 e 2.