A Fiat abrirá sua segunda fábrica de motores no Brasil em 2015, na cidade de Goiana, Pernambuco. O local é justamente o mesmo onde ela já constrói sua fábrica de carros.
Segundo Cledorvino Belini, presidente da Fiat, serão investidos R$ 500 milhões na unidade, que empregará 550 funcionários na primeira fase. Embora não revele quais motores serão feitos, é certo que se trata algum novo 1.0 destinado a equipar o Projeto 344, que dará origem ao sucessor do Mille em 2014 e que será produzido em Pernambuco.
Veja também: Fiat Linea Sublime faz sua estreia no mercado por R$ 55.480
A Fiat se aproveitou de uma lei de isenção para instalar sua fábrica no estado nordestino com vantagens fiscais consideradas “pornográficas” pelos concorrentes.
Mais motores
Com o anúncio da Fiat, já são ao menos três fábricas de motores novas no Brasil. A GM finaliza uma nova unidade em Joinville, SC, a Ford também constroi outra em Camaçari e a Toyota anunciou sua fábrica em Porto Feliz, ao lado da nova fábrica do Etios. Outras marcas devem seguir o exemplo. A Hyundai é cotada como uma das próximas já que o sucesso do HB20 já viabiliza comercialmente uma linha de montagem de motores no Brasil.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.