Ícone do site BlogAuto

Fiat: além de mineira, pernambucana

Fiat Uno Sporting

Há 34 anos em Minas Gerais, a Fiat hoje é mais mineira que italiana e não estamos falando de forma figurada. A subsidiária brasileira já é maior em volume que a matriz, mercado onde lidera há anos. Mas essa longa parceria pode ser quebrada em breve. Segundo a Reuters, a montadora pensa em instalar uma nova fábrica em Pernambuco.

O estado noderstino serviria principalmente para desafogar a gigante unidade de Betim, hoje com capacidade para 800 mil unidades por ano. É muita coisa e a Fiat leva vantagem pela centralização de sua produção perante às rivais, não tem greves, os sistemistas estão nas redondezas e as linhas de montagem são bastante versáteis.

Mas tudo tem um limite e possuir uma linha de montagem no Nordeste pode ser uma boa ideia, afinal é a região onde há mais crescimento de vendas e ter Palios e Unos por lá tornaria o frete mais barato na região. Indústrias de outros setores já fazem isso, tamanho é o potencial do mercado por lá.

Segundo a agência de notícias, hoje há 20 mil pedidos na fila pelo novo Uno e isso porque a versão 2 portas está suspensa até o início de 2011. Com a chegada do Palio no 2º semestre, esse limite ficará crítico embora a fábrica de Córdoba na Argentina vá fabricar o modelo e o Siena. Enfim, é um problema bom. Pior é ter capacidade e nenhum interessado.

Sair da versão mobile