Pode-se dizer qualquer coisa da Fiat, menos que ela não é uma empresa persistente. Mais uma vez, a marca italiana aposta suas fichas num novo sedã médio para, enfim, brigar para valer nesse crucial segmento mundial. Agora é a vez do Fiat Aegea, sedã que foi revelado nesta quinta-feira (21) na Turquia, berço do Linea, seu antecessor.
O Fiat Aegea é um sedã médio, porém, com formas mais compactas. O comprimento, de 4,5 metros, é um pouco menor que o Linea, mas ele é 5 cm mais largo que ele, ou seja, a Fiat corrigiu um dos pontos fracos do antecessor, que era derivado do compacto Punto. Também no entreeixos, o Aegea cresceu, indo de 2,6 m para 2,64 m, praticamente o mesmo que o Civic.
Como a Fiat anda numa entressafra de estilos, o visual do Fiat Aegea lembra mais outras marcas do que ela própria. Dependendo do ângulo, nós o achamos parecido com um BMW Série 3. Já a frente tem algo de Dodge enquanto a traseira talvez seja o ponto mais original – e é espaçoso o porta-malas, com 510 litros.
Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões
O interior, ao menos, está mais em linha com outros carros e tem pinta de ser prático, bem acabado e intuitivo. Só lamentamos a central multimídia minúscula que tem um sistema muito funcional, o UConnect, mas caberia algo com mais polegadas, sem dúvida.
A cara do Brasil
O comunicado da Fiat fala que o Aegea será vendido a partir do final do ano em vários mercados no Oriente Médio, África e Europa, com direito a novos motores a diesel, mas nenhuma palavra sobre a América Latina. Apesar disso, não dá para negar que o modelo é a ‘cara do Brasil’: atraente, espaçoso e o principal, um carro necessário para aposentar o apagado Linea.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
Se o Aegea, novo sedã médio da Fiat vier para o Brasil com as mesmas qualidades dos carros disponibilizados na Europa e Oriente Médio tá de bom tamanho.
Seu bagageiro será muito espaçoso de 510 litros.
O interior desse carro é bonito e refinado e seu design é bem arrojado. Muito bonito!
É, a Fiat errou na transição quando saiu do Tempra… colocou no lugar um carro pequeno, competidor no máximo para um Voyage, mas posicionou toda a propaganda, preços e discurso do Linea como se fosse concorrente de Civic e Corolla. Esse erro custou caro… queimou o carro.
Você tá querendo comparar Linea com Voyage? eauheueaheaueaheauuhea, você só pode ter problema mental.
Só de falar que o motor do Marea apresentava problemas com frequência já dá pra ver que não passa de um iletrado hater.
Concordo com você. E salientando ainda a questão do marea,houveram erros até mesmo no manual do veículo quanto a manutenção. Marea foi e ainda é um carrão! Não façamos comparações ridículas como o rapaz ali!
Esquecí do Marea… esse foi um modelo que agradou parcialmente, a meu ver pelos graves problemas que o motor 2.4 apresentava com frequência, e pelo espaço interno espremido também…
Simpático…
Bonito…
BOm… é um Fiat, não é mesmo?
Melhor esperar então!
Mas gostei da proposta!
nossa a fiat está pronta para brigar mesmo o carro ficou perfeito agora resta esperar o custo neh amigo? porque sempre quando chega no brasil o preço começa a não valer a pena em relação a outros carros porém é um carro que eu compraria ficou leve,bonito linhas suaves resumindo perfect !
JÁ TAVA NA HORA MESMO, A FIAT TEM MUITO A OFERECER, CONTUDO PECA NESSE SEGMENTO. NADA DE BOM DEPOIS DO BOM E VELHO TEMPRA!
Sou feliz proprietário de um Linea! Não acho que o veículo é um carro apagado! Acho que a FIAT o posicionou erroneamente no seguimento e pediu muito caro pelo mesmo! O Carro tem um ótimo custo x benefício! Boa tecnologia embarcada, muito conforto, beleza e estabilidade! O sucesso do Tempra se deu porque a FIAT ousou na época em tecnologia e design! Seus concorrentes à época ficaram para trás! Hoje a FIAT para voltar se dar bem no seguimento tem que posicionar o veículo de forma correta, cobrar preço justo pelo mesmo e oferecer os benefícios que a concorrência oferece.
Também sou feliz proprietário de um Linea Absolute. Boa dirigibilidade. Volante pequeno e banco que te faz sentir abraçado.
O “Se Não” é que a transmissão não ajuda. O Dualogic Plus é um câmbio que às vezes torra paciência com seus soluços, mas mesmo assim adoro meu carro.
Vou trocar pelo Aegea se chegar no ano que vem, pois se demorar vou de Jeep Renegade.
Também tenho um Línea 2010 com 197.000 kms, nunca deu um problema. Só gastei em manutenção básica e tive que trocar um para brisa. Conforto, motor muito bom, estabilidade e bonitão, eheh…….
Adoro meu Linea. Comnprei o 2008 logo que saíu. Amei. Em 2013 troquei com outro Linea, que possuo até hoje. É mecânico e é perfeito. Já tive Escort, Tipo 95 importado, Brava, Focu e depois o Linea. O tipo 95 deixou saudade. Foi classificado pela Proteste, como o segundo carro mais ergonômico, dentre os nacionqis, perdendo para o Fusion. É extremamente estável e na estrada tem um desempenho espetacular. Foi uma pena o brasileiro não ter prestado atenção nesse carro, que é considerado lindo por todos que comentam sobre ele. Quem acha esse carro feio tem que rever seus conceitos de estética, com certeza. Trocaria novamente por outro Linea se não tivesse saído de linha. Aguardo ansiosamente pelo Aegea.