A Fiat apresentou nesta sexta-feira (17) a versão turbo do compacto 500 nos Estados Unidos. O carrinho, além das mudanças visuais, traz um motor 1.4 litro MultiAir com turbocompressor, capaz de entregar 135 cavalos de potência e 20,7 kgfm de torque máximo, configuração semelhante ao do modelo Abarth oferecido na Europa, que vem equipado com uma motorização capaz de render mais 25 cv e 2,8 kgfm. O 500 Turbo será oferecido nos EUA por US$ 19,5 mil, algo em torno dos R$ 40 mil.
Junto ao propulsor está um câmbio manual de cinco velocidades, que foi reescalonado e recebeu relação final de 3.35:1. De acordo com a Fiat, o consumo do esportivo na estrada é de 14,2 km/l. E para suportar a força da motorização, a estrutura do Fiat 500 Turbo recebeu melhorias, como novas juntas homocinéticas e semi-eixos mais grossos.
Por fora, o 500 Turbo traz novo para-choque dianteiro com maiores entradas de ar, faróis e lanternas com máscara negra na cor preto Gloss, “bigodinho” frontal menor e mais grosso com novo envolto do logotipo da marca, saias laterais, rodas de 16 polegadas de cindo raios duplos, pinças de freio de maiores dimensões na cor vermelha, spoiler na traseira, para-choque traseiro com difusor e entradas de ar, entre outros.
No interior, há bancos esportivos e volante e manopla de câmbio com revestimento em couro. O destaque, porém, fica por conta do sistema de som Beats by Dr. Dre, com seis alto-falantes, subwoofer e amplificador. O Fiat 500 Turbo chega às concessionárias estadunidenses no final deste ano. A marca não informou se o modelo será vendido em outros países.
É impressão minha ou o para-choque dianteiro é o mesmo do Fiat Abarth 500? O local onde foi aplicado a marca da empresa possui o mesmo formato e a entrada de ar também é semelhante.