A Fiat escolheu uma das joias da família para promover sua estreia entre os veículos totalmente elétricos: o 500. Assim, ele se estabeleceu como um ícone desde a sua estreia, 63 anos atrás.
A primeira geração garantiu mobilidade e liberdade na década de 1960. Com a segunda geração, lançada em 2007, o Fiat 500 introduziu o conceito divertido e charmoso no carro urbano, tornando-se uma referência em moda e design italiano que conquistou o mundo.
Agora, em 2020, uma nova era está chegando e é hora do Fiat 500 usar toda a sua popularidade para inspirar mudanças. Por isso a Fiat revelou o Novo 500 como o primeiro carro totalmente elétrico da FCA.
Autonomia e tempo de carregamento são duas questões principais para os clientes. As baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Além disso, o Novo Fiat 500 é equipado com um sistema de carregamento rápido. São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, o que é mais do que necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está carregada em 80%.
Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, isso porque o Novo Fiat 500 inclui o Easy Wallbox™, um sistema desenvolvido pela Engie EPS para otimizar o carregamento doméstico com uma tomada usual. É uma solução simples e acessível que pode ser gerenciada facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia.
O Novo Fiat 500 possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor.
O modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para garantir a chegada ao destino, atuando em diversos componentes para reduzir ao mínimo o consumo de combustível. Assim, o veículo pode alcançar o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima de forma conveniente. Assim como um “Sherpa do Himalaia”, que é responsável por toda a expedição e guia até o destino, este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).
O motor tem uma potência de 87 kW (118 cv), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 s e 0 a 50 km/h em 3,1 s.
O Novo Fiat 500 é o primeiro carro do seu segmento a oferecer direção autônoma de nível 2, trazendo todos os benefícios associados à mobilidade urbana.
Tecnologia de monitoramento de câmera frontal para controlar todas as áreas do carro, longitudinal e lateralmente. O sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo: carros, ciclistas, pedestres. A centralização da faixa mantém o veículo no centro da via quando as marcações são identificadas corretamente.
O Intelligent Speed Assist lê os limites de velocidade e recomenda sua aplicação, enquanto o Urban Blind Spot tem sensores ultrassônicos para monitorar os pontos cegos e avisar sobre qualquer obstáculo com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Além disso, há o Attention Assist, que fornece avisos no visor, recomendando que o motorista pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360° fornecem uma visão integral do modelo para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras.
O Novo Fiat 500 é o primeiro carro da FCA equipado com o novo sistema de infotainment UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Desenvolvido com a ideia de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA usa o sistema operacional Android Auto: fácil, intuitivo e incrivelmente personalizável. Com ele é possível usar widgets para configurar como as funções e aplicativos são exibidos. O Apple CarPlay já está disponível sem fio. O modelo disponibiliza integração perfeita com smartphone, oferecendo uma tela sensível ao toque de 10,25″ de alta definição
O atual logotipo 500 na parte traseira mantém sua ligação com o passado, embora transformado na versão totalmente elétrica dedicada: distinguida e embelezada por uma borda azul claro, com um jogo de design e cor transformando o zero final em uma letra “E” .
Sua forma demonstra o mesmo espírito criativo. A nova plataforma deu à terceira geração do 500 uma presença incrível: é 6 cm mais larga e 6 cm mais longa, a distância entre eixos foi aumentada em 2 cm e as rodas são maiores e mais afastadas.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
No interior é elegante, com simplicidade formal e estética limpa. Isso é exemplificado pelo painel amplo e delgado e pelas soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorando significativamente o conforto. Há mais espaço atrás dos ombros e das pernas, enquanto o fundo plano pode abrigar as baterias de lítio sem comprometer a capacidade do compartimento de bagagem, que permanece inalterado.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram e Twitter.