A Fiat apresentou nesta semana o novo 500 2012. Produzido na fábrica mexicana de Toluca, o compacto de imagem chega ao Brasil com diversas modificações interessantes. Entre elas, novos motores, nova opção de câmbio, lista de equipamentos recheada e, principalmente, redução no preço.
Com preço inicial de R$ 39.990, a versão de entrada do Fiat 500, Cult, será empurrada pelo mesmo propulsor do Novo Uno, o 1.4 litro Fire Evo Flex, associado a um câmbio manual de cinco marchas ou ao automatizado Dualogic.
Já na versão intermediária Sport Air, a situação muda completamente. Equipado com o novo propulsor 1.4 16V de 105 cv de potência da família MultiAir, o pequenino da Fiat se diferencia ainda da versão Cult pelos apliques visuais, como detalhes cromados, rodas diferenciadas com apelo esportivo – como o próprio codinome da versão sugere. Na transmissão, as novidades continuam: além da caixa manual, há como opcional o câmbio automático de seis velocidades, este produzido pela fabricante japonesa AISIN.
A top de linha, nomeada de Lounge Air, agrega a mesma mecânica da versão intermediária, com a diferença de que esta versão sai de fábrica já com o câmbio automático. O visual do Fiat 500 Lounge Air é um tanto quanto “clássico”.
Por fim, limitada a 500 unidades, a série especial comemorativa Prima Edizione será oferecida em três opções de cores: vermelho Sfrontato, branco Caldo e cinza Sfrenato. Externamente, os principais atrativos são o teto, retrovisores e spoiler traseiro em preto, adesivos nas extremidades das janelas laterais com o logotipo “500”, rodas de 16 polegadas com pintura em preto e o codinome “Prima Edizione” na coluna das portas.
Na cabine, a série traz costura vermelha no volante, na coifa do câmbio e nos bancos, painel em grafite, logotipo “500” em vermelho nos tapetes e uma sigla “Prima Edizione” no encosto dos bancos dianteiros e outra sigla com o número do exemplar do lado direito do painel.
Preço, itens de série e opcionais de cada versão:
Fiat 500 Cult
R$ 39.900 (manual) e R$ 42.990 (Dualogic)
A versão traz de série direção elétrica Dual Drive, air bag duplo, freios com ABS + EBD, ESP, Hill Holder, ESS (sinalização de frenagem de emergência), ASR, ar-condicionado, computador de bordo, My Car, trip computer A e B, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, predisposição para fixação de cadeira infantil ISOFIX, banco do motorista com easy-entry, memória e regulagem de altura, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos, função Sport, vidros e travas elétricos, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento das portas, follow me home, comando elétrico de abertura do porta-malas e da tampa de combustível, volante com regulagem de altura, tomada de 12V no console central, rodas de liga-leve 15 polegadas, porta-objetos sob o banco do passageiro, nas portas, no encosto dos bancos dianteiros e no console central entre outros itens.
Fiat 500 Cult também será oferecido com o com a opção de câmbio Dualogic.
Entre os opcionais para as versões Cult há volante em couro com comandos do rádio, piloto automático, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB) e Pacote Áudio Bose Premium.
Fiat 500 Sport Air
R$ 48.800 manual
Todos os equipamentos do Fiat 500 Cult e ainda detalhes externos como novos para-choques e laterais sem frisos mas com minissaias, air bags laterais nos bancos dianteiros, piloto automático, volante em couro com comandos do rádio, faróis de neblina, apoia-braço central dianteiro, detalhe cromado no pomo do câmbio, spoiler traseiro, pinças de freio pintadas de vermelho, rodas em liga 16” e bancos esportivos revestidos parcialmente em couro.
Fiat 500 Sport Air Automático
R$ 52.800
A versão troca o câmbio mecânico pelo câmbio automático sequencial AISIN de 6 marchas, sendo igual em todos os demais conteúdos.
As versões Sport Air oferecem, como opcionais, air bags de cortina –esquerdo e direito, abrangendo a dianteira e a traseira (window bag) –, knee bag para o motorista, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB), pacote Áudio Bose Premium, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos totalmente em couro.
Fiat 500 Lounge Air Automático
R$ 54.800
A versão inclui todos os equipamentos da versão Sport Air (menos os itens estéticos esportivos), mais teto de vidro fixo, rodas exclusivas em liga-leve 15”, retrovisores externos elétricos com capa cromada, frisos cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, alavanca de câmbio revestida em couro, além dos bancos revestidos em tecido Premium com logotipo no encosto.
Seus opcionais incluem air bag de cortina, knee bag para o motorista, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth, USB e iPod), Pacote Áudio Bose Premium, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro com logotipo “500” e rodas em liga-leve 16”.
Personalização
Existem ainda 23 acessórios disponíveis para personalizar o novo Fiat 500. O cliente pode acrescentar minissaias laterais, aerofólio na tampa traseira, capa do retrovisor cromada, aplique cromado para capô, frisos laterais com sigla, faixas adesivas laterais nas versões Itália e Sport, faixa no teto e no capô, adesivo na coluna C, além de kits de capas exclusivas para as chaves. Com todas essas opções o cliente pode montar o seu, somente seu, Fiat 500.
Ainda mto mto mto caro…n chega nem aos pés do modelo apresentado aos americanos, que nem são fans
Por esse preço o Picanto ainda sai ganhando!
achei por dentro muito meia boca para o preço. Pelo menos vem com ABS de fábrica.
dirija um sport air…
com certeza caro diante do que se cobra lá fora, mas falando em Brasil, não está mal. Já reclamei tanto dos preços dos carros no Brasil neste blog que cansei de reclamar e passei a aceitar que carro aqui é caro e ainda bem (pois o trânsito está cada vez pior – o que faz a idéia de um subcompacto como o 500 ficar mais interessante). Até gastei uns minutos da minha semana brincando com o configurador da Fiat. Uma pena o sistema de som da BOSE estar atrelado ao teto-solar…
A versao de entrada tem preco atrativo, mas como se diz no popular: PE DE BOI!!!!! A versao Top tem requintes de um verdadeiro carro colecionador e q caem bem no carrinho da FIAT!
As versões com motores 1.4 16 válvulas igual ao 1.4 16v importado da Polônia tem pequena diferença de preço, mesmo que os preços do Polonês quando lançado no Brasil tinha o câmbio monetário mais oneroso do que a grande queda do dólar nos últimos meses, o que já daria para aproximar mais ainda o preço da atual versão 16v mexicana.
Agora se considerarmos o desconto do Imposto de Importação de 35% para carros vindo do México, e analisarmos com o preço proposto pela Fiat para a versão intermediária 16v, não ocorreram mudanças de preço de maneira adequada.
Não dá para comparar com a versão 1.4 8v por R$40mil pois nessa versão de motor não havia importação da Polônia.
Assim, dá para concluir, que o produto mexicana dá maior lucratividade, pois mesmo com os custos menores, tanto na produção mexicana que acredito ter mão de obra mais barata do que um país do leste europeu, quanto na absorvição parcial da queda do I.I. e da queda do dólar não repassadas ao consumidor, de maneira a aumentar a margem de lucro da Fiat, ter benefício de acordo tarifário também para vender nos Eua.
Assim, o México será o país do futuro, pois tem vantagem comercial com os Eua e seu desconto de 35% do I.I com o Brasil não é repassado ao consumidor brasileiro. Portanto produzir carro no México hoje é o melhor atrativo para qualquer montadora.
Desta forma não há condições Brasil.
O Governo deveria proporcionar condições do consumidor brasileiro ter maior desconto do I.I e não o México que não faz fronteira com o Brasil, e faz fronteira privilegiada com o país mais rico do planeta.
Caro Comanche….a versão intermediária está sim com valor bem reduzido com relação ao polonês, pois neste novo modelo, o motor é o novo muitiair( que não era oferecido no antigo ) e novo câmbio automático 6 marchas, diferenças que agregam valor final no carro.
Com certeza eu ainda vou ter um desses…
De uma coisa sei …se for bom/ruim os avisarei,sexta dia 07-10,2011 estará na nossa garagem…sport air automatico teto…2011 Vamos ver ???…