Ícone do site BlogAuto

Ferrari SF90 XX Stradale o Supercarro híbrido

Ferrari SF90 XX Stradale

A Ferrari revelou a tão esperada série limitada SF90 XX Stradale, derivada da SF90 Stradale, ao lado de sua contraparte SF90 XX Spider. Com apenas 799 e 599 exemplares, respectivamente, esses novos PHEVs (veículos híbridos plug-in) alimentados por um V8 representam o ápice da evolução das versões especiais, elevando o desempenho dos modelos de estrada da Ferrari a patamares inéditos.

Uma História de Excelência

Ao longo dos últimos 20 anos, a Ferrari aprimorou o conceito de versões especiais, tornando modelos como a 488 Pista e a 812 Competizione referências na linha Prancing Horse. Paralelamente, desenvolveu o Programa XX, oferecendo a um seleto grupo de pilotos clientes carros extremos, não homologados para estrada, mas capazes de atingir seus limites nas pistas. O sucesso desses modelos culminou com a introdução mais recente, o FXX-K EVO.

Baseando-se na vasta experiência dessas duas esferas, a Ferrari decidiu criar um carro de uso diário que incorpora a máxima expressão dos conceitos de engenharia desses programas. A SF90 XX Stradale, derivada do supercarro SF90 Stradale, leva a experiência de condução emocionante a novos patamares, com um desempenho aprimorado devido aos seus incríveis 1.030 cv, 30 cv a mais que a SF90 Stradale.

Potência Aprimorada

A SF90 XX Stradale mantém o layout PHEV da SF90 Stradale e SF90 Spider, com um motor V8 a combustão interna integrado a três motores elétricos. A potência atinge impressionantes 1.030 cv, estabelecendo um novo padrão de desempenho.

Motor a Combustão Interna

O V8 turbo de 797 cv, montado na traseira, eleva ainda mais a barra de desempenho. Com base na unidade de potência da SF90 Stradale, o motor F154FB que impulsiona a SF90 XX Stradale foi aprimorado para oferecer maior eficiência, com inovações nas admissões e nos dutos de escape, aumento da taxa de compressão e redução de peso em 3,5 kg.

Som do Motor da Ferrari SF90 XX

O som característico da SF90 XX Stradale foi redesenhado para ser a encarnação máxima da alma esportiva do carro. O sistema de tubos foi otimizado para proporcionar um som mais completo e rico em todas as faixas de rotação do V8. Materiais inovadores melhoraram a clareza acústica do sistema, resultando em uma explosão de som icônico do Ferrari V8.

Motores Elétricos

Assim como na SF90 Stradale, a SF90 XX Stradale possui três motores elétricos, proporcionando até 233 cv, graças à lógica de dinâmica de veículo com impulso adicional patenteada. A bateria de íon de lítio de alta performance garante uma autonomia elétrica de 25 km, atingindo uma velocidade máxima de 135 km/h quando o motor a combustão está desligado.

Caixa de Câmbio da Ferrari SF90 XX

A SF90 XX Stradale mantém a transmissão de dupla embreagem de 8 marchas da SF90 Stradale, mas com uma lógica de troca de marchas aprimorada. A introdução da lógica patenteada, proveniente da Ferrari Daytona SP3, melhora o som da troca de marchas e proporciona aceleração dinâmica mais envolvente.

Aerodinâmica

A SF90 XX Stradale oferece o desempenho aerodinâmico mais eficiente da história dos carros de rua da Ferrari, comparável apenas ao do supercarro LaFerrari. O destaque é a asa traseira fixa, proporcionando o dobro da downforce máxima da SF90 Stradale, melhorando a aderência e reduzindo significativamente os tempos de volta em Fiorano.

Dinâmica do Veículo

O foco no desenvolvimento da SF90 XX Stradale foi criar o Ferrari de estrada mais high-performance, mantendo a diversão ao dirigir. A transição suave do modo elétrico para híbrido é garantida pela coordenação perfeita entre o eixo dianteiro elétrico, a caixa de câmbio de 8 marchas, o motor elétrico traseiro e o motor V8.

O Controle Dinâmico da Ferrari (eSSC) 1.0 gerencia todas as funções, incluindo o novo Aumento Extra em situações de Qualificação. O sistema ABS EVO aprimorado contribui para uma frenagem mais eficiente, enquanto o sensor 6W-CDS oferece dados mais precisos para aprimorar o controle dinâmico do veículo.

Estilo Exterior e Interior da Ferrari SF90 XX

Exterior

O design da SF90 XX Stradale reflete sua natureza de carro de pista, mantendo uma linguagem de design agressiva. O destaque é a asa traseira, com elementos aerodinâmicos, como as três aberturas na frente e atrás, destacando sua essência de corrida.

Interior

O interior é projetado para destacar a vocação de corrida da SF90 XX Stradale, com ênfase na economia de peso. Detalhes em fibra de carbono, Alcantara® e elementos técnicos compõem um ambiente que une sofisticação e funcionalidade.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Ferrari SF90 XX Stradale o Supercarro híbrido

Sair da versão mobile