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Ferrari lança a 458 Italia, sucessora da F430

Ferrari 458 Italia

Mesmo com modelos disfarçados flagrados e projeções de computador, a Ferrari conseguiu surpreender com a nova 458 Italia, sucessora da F430, seu esportivo mais vendido. A marca do cavalinho rampante revelou hoje o modelo que, como já virou tradição, não seguiu a tendência de chamá-la de F450, como  muita gente pensou.

O nome “Italia”, segundo a Ferrari, foi usado porque a 458 ” é a síntese de estilo, criatividade, paixão e tecnologia de ponta”, assim como seu país. Para variar, o novo esportivo se beenficiou da tecnologia da Fórmula 1, particularmente na velocidade e nas respostas imediatas, mas também na economia de combustível, quem diria. O motor gera menos fricção o que o torna mais eficiente mesmo tendo as mesmas dimensões que a F430.

E, quem diria, até Michael Schumacher participou do desenvolvimento da 458 – agora entendemos o que ele faz após se aposentar da F1. O ex-piloto concebeu, digamos, o painel e o volante da Ferrari, mas infelizmente não há fotos do interior ainda.

O design é da Pininfarina, que ousou como nunca no visual. Embora ela mantenha os traços da F430, o grupo óptico é muito diferente, basta ver a fileira de leds que vai quase até o topo do para-lamas. A traseira é soberba e a linha da carroceria que percorre a lateral do carro e termina na parte traseira é um primor de design. E não é apenas estilo – o formato da carroceria gera um downforce de 140 kg a 200 km/h.

O motor tem 4.5 litros, 570 cv (127 cv por litro) e 55 kgfm de torque a 6 000 rpm, mas que atinge 80% já a 3 250 rpm. O câmbio, por sua vez, possui sete marchas e é do tipo de dupla embreagem – olha só a Audi fazendo escola. E vejam isso: a Ferrari fez questão de divulgar a emissão de poluentes do V8 e seu consumo: são 320 gramas de CO2 por quliômetro rodado e um consumo de combustível de 7,3 km/l em trecho misto.

A 458 também é leve, contrariando a tendência de sempre aumentar seu peso. São 1 380 kg o que dá uma relação peso/potência de 2,42 kg/cv. Com esse pacote, a Italia acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge 325 km/h de velocidade máxima.

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