Ícone do site BlogAuto

Ferrari F12berlinetta, a mais potente e veloz da história da marca

Ferrari F12berlinetta

Os números são realmente superlativos – máxima superior a 340 km/h, 0 a 100 km/h em 3,1 segundos -, mas a F12berlinetta – que chegou a ser chamada informalmente de 620 GT – nem parece tudo isso. O visual, bastante proporcional, não chega a surpreender já que lembra outros modelos como a FF e a California.

A potência também é outro aspecto que não enche os olhos: 740 cv e 70 kgfm de torque, os maiores já instalados em uma Ferrari. Mas é aí que está, talvez, a grande sacada da Ferrari, fazer um esportivo incrivelmente veloz sem apelar para soluções brutais. Veja o caso do Bugatti Veyron. O esportivo francês precisa de 1.200 cv para fazer de 0 a 100 km/h alguns décimos a menos que a F12berlinetta, ou 62% a mais de potência. Tudo bem que ele é quase 100 km/h mais veloz, mas já dá para fazer bonito acima de 300 km/h.

Mais impressionante é saber que o V12 de 6.3 litros é capaz de rodar 6,7 km com um litro de gasolina, coisa que muito carrinho 2.0 precisa suar para conseguir. Aliás, a preocupação ecológica foi uma constante na Ferrari a ponto de a nova F12 ser mais leve que a 599 GTB Fiorano, a quem sucederá. São 1.525 kg ou 70 kg a menos. O resultado é uma razão peso/potência de ridículos 2,1 kg para cada cv.

Algumas linhas mais agressivas do carro teriam a função de reduzir a passagem de ar por cima da carroceria e, assim, reduzir o arrasto e aumentar o downforce, solução que certamente foi aprendida na F1. Também como novidade, a Ferrari desenvolveu um sistema de resfriamento dos freios que só é ativado no momento da frenagem – em outras situações, ele permanece fechado, ajudando a diminuir o arrasto.

A F12berlinetta estará presente no Salão de Genebra, que começa na semana que vem.

Ferrari F12berlinetta

 

[nggallery id=119]

Sair da versão mobile