Os números são realmente superlativos – máxima superior a 340 km/h, 0 a 100 km/h em 3,1 segundos -, mas a F12berlinetta – que chegou a ser chamada informalmente de 620 GT – nem parece tudo isso. O visual, bastante proporcional, não chega a surpreender já que lembra outros modelos como a FF e a California.
A potência também é outro aspecto que não enche os olhos: 740 cv e 70 kgfm de torque, os maiores já instalados em uma Ferrari. Mas é aí que está, talvez, a grande sacada da Ferrari, fazer um esportivo incrivelmente veloz sem apelar para soluções brutais. Veja o caso do Bugatti Veyron. O esportivo francês precisa de 1.200 cv para fazer de 0 a 100 km/h alguns décimos a menos que a F12berlinetta, ou 62% a mais de potência. Tudo bem que ele é quase 100 km/h mais veloz, mas já dá para fazer bonito acima de 300 km/h.
Mais impressionante é saber que o V12 de 6.3 litros é capaz de rodar 6,7 km com um litro de gasolina, coisa que muito carrinho 2.0 precisa suar para conseguir. Aliás, a preocupação ecológica foi uma constante na Ferrari a ponto de a nova F12 ser mais leve que a 599 GTB Fiorano, a quem sucederá. São 1.525 kg ou 70 kg a menos. O resultado é uma razão peso/potência de ridículos 2,1 kg para cada cv.
Algumas linhas mais agressivas do carro teriam a função de reduzir a passagem de ar por cima da carroceria e, assim, reduzir o arrasto e aumentar o downforce, solução que certamente foi aprendida na F1. Também como novidade, a Ferrari desenvolveu um sistema de resfriamento dos freios que só é ativado no momento da frenagem – em outras situações, ele permanece fechado, ajudando a diminuir o arrasto.
A F12berlinetta estará presente no Salão de Genebra, que começa na semana que vem.
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6,7 km/l mas se o dono achar que está gastando muito, dá pra por um Kit gás ou converter pra Etanol! rsrsrsrs Desculpe, não podia perder a piada!
Lindo carro!!!
Raro caso de Ferrari bonita nos últimos anos!!!
Sinto falta das quatro lanternas traseira. Com duas lembra um 8C da Alfa.
Tem muito carro 1.0 que não faz 6,7 Km/l com ar ligado e direção – eis a prova de que flex é pura enganação.
pena que não é possivel ter um carro desses no País, onde naõ existe auto estradas, e nossos limites de velocidades são taxados abaixo de 120km/h, talvez daqui uns 500anos a mentalidade dos politicos brasileiros mudem quanto a construção e melhorias das malhas rodioviária,
Seguindo o comentário da matéria no comparativo entre a Ferrari e o Bugatti, tem a questão de que mesmo o Bugatti com velocidade superior em próximos 100km/h, é uma velocidade que mesmo com pista de sobra ela não se sustenta, pois segundo li, os pneus não suportam entre 5 a 10minutos de velocidade máxima sem sofrer detrimento da borracha, além do super aquecimento do motor na veloc. máxima.
O importante da velocidade não é somente o top speed, mas sim ter condições de se sustentar na velocidade máxima, sem ter um pneu estourado a 400km/h se ultrapassados os minutos suportados pelos pneus.
Vdd…
O Bugatti só faz sentido pelo "mito"… de ter um motor em "w" de 16 clilindros, de ser o mais veloz etc…
Em circuitos, ele perde para "um tanto" de carros que hoje existem, por não conseguir ter um comportamento tão condizente com seus mais de 1000cv… Pesa muito e carros menos potentes possuem peso/potencia semelhantes e comportamentos melhores.
Tanto que nunca ví em provas de GT, de longa duração etc… um Bugatti.