Eis o novo superesportivo da Ferrari mais potente e rápido já produzido pela fabricante italiana. A nova Ferrari 812 Superfast foi a principal atração da empresa no Salão de Genebra, que aconteceu no início de março na Suíça, e chega ao mercado para ocupar o lugar da F12 Berlinetta. Como destaque, o bólido traz um novo motor V12 dianteiro, que nada mais é que uma versão atualizada da unidade que equipa seu antecessor.
O propulsor é um 6.5 litros, que consegue desenvolver 800 cavalos de potência, a 8.500 rpm (60 cv a mais que o modelo antigo), e 73,2 kgfm de torque, a 7.000 rpm (80% da força está disponível a 3.500 rpm). Esta unidade conta com mais deslocamento, além de novo sistema de injeção direta de 350 bar e coletor de admissão de geometria variável.
Junto ao propulsor 6.5 V12 está uma transmissão automatizada de sete velocidades, que está mais rápida em relação ao exemplar que equipa a Ferrari F12 Berlinetta; afora a tração traseira. Segundo dados do fabricante, a nova 812 Superfast acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e de 0 a 200 km/h em 7,9 s, com velocidade máxima de 340 km/h. O consumo médio de combustível é de 6,7 km/l, com emissões de CO2 de 340 g/km.
O conjunto inclui ainda sistema de direção elétrica (em substituição à hidráulica); que juntamente com outros recursos disponibilizados pela Ferrari, como o sistema de esterçamento das rodas traseiras, consegue aprimorar a experiência de condução.
No visual, a Ferrari 812 Superfast aparece como uma evolução da F12 Berlinetta. A dianteira da carroceria do bólido conta com faróis verticais, que são ladeados por aberturas no capô; além do para-choque com uma ampla tomada de ar na parte central. As laterais contam com formas mais marcantes, em especial pelo desenho das portas; enquanto a traseira conta com quatro lanternas redondas, bem como quatro saídas de escape e um spoiler. Para projetar a 812 Superfast, a Ferrari buscou inspiração na clássica 365GTB4, de 1969.
O interior do modelo, por sua vez, segue praticamente a mesma linha do anterior. O destaque fica por conta dos novos comandos do ar-condicionado; volante redesenhado e saídas de ar arredondadas com acabamento em alumínio. Há também um painel de instrumentos totalmente digital, com telas coloridas de alta definição.
A Ferrari vai oferecer um plano de manutenção regular para os primeiros sete anos de vida do carro, com intervalos de 20 mil quilômetros ou uma vez por ano. A manutenção inclui reposição de peças originais e verificações meticulosas por pessoas treinadas no Centro de Treinamento da Ferrari em Maranello.
Os preços do novo modelo, porém, ainda não foram divulgados.