A Ferrari revelou o 499P Modificata, um carro de série estritamente limitada para uso não competitivo em pistas, durante as Finais Mundiais da Ferrari no Circuito de Mugello, para celebrar o retorno histórico da empresa à classe principal das corridas de resistência na temporada de 2023. O 499P Modificata é uma versão substancialmente modificada do 499P, que triunfou na edição Centenária das 24 Horas de Le Mans, e tem como objetivo estabelecer um novo padrão para emoções ao dirigir em pistas.
Projeto Inovador para uma Clientela Seleta
Desenvolvido para uma clientela muito seleta, o 499P Modificata representa um novo tipo de projeto para a Ferrari: um modelo exclusivo para pistas desenvolvido diretamente de um carro de corrida, sem as limitações impostas por regulamentações técnicas. Enquanto o 499P Modificata é baseado no 499P, a liberdade em relação aos parâmetros esportivos e técnicos da FIA WEC permitiu à equipe de engenharia da Ferrari introduzir várias modificações significativas que aumentam a emoção ao dirigir e tornam o desempenho do carro mais acessível.
Modificações Técnicas Notáveis da Ferrari 499p
As principais modificações técnicas entre o 499P Modificata e o 499P incluem o eixo elétrico e a tração nas quatro rodas, que podem ser ativados mesmo em baixas velocidades; a função “Push to Pass”, que oferece aos motoristas a opção de um extra de 120 kW de potência; pneus específicos desenvolvidos pela Pirelli; e uma recalibração completa do conjunto de suspensão, controladores eletrônicos e mapeamentos do motor.
Desempenho Excepcional na Pista
O 499P Modificata mantém o cockpit, com seu layout de único assento, e ergonomia do 499P, proporcionando aos clientes exatamente a mesma experiência de condução das equipes que pilotaram os carros de corrida #50 e #51, vencedores da Hyperpole e da volta mais rápida na corrida das 24 Horas de Le Mans.
Sua óbvia derivação do 499P torna o 499P Modificata o carro fechado de maior desempenho que a Ferrari já propôs para uso não competitivo na pista. Os carros participarão do novo programa Sport Prototipi Clienti, que, a partir de 2024, ocorrerá ao lado do programa F1 Clienti existente. Isso permite que os proprietários do 499P Modificata participem de vários eventos em pistas internacionais todos os anos, com a Ferrari cuidando da logística, assistência na pista e manutenção.
Trem de Força Híbrido de Última Geração
O trem de força híbrido do 499P Modificata combina um motor de combustão interna V6 montado no meio-traseiro com um motor elétrico no eixo dianteiro. O sistema pode fornecer uma potência máxima de 870 cv, sem restrições das regulamentações FIA-ACO. A arquitetura do ICE compartilha elementos com a unidade de potência do 296 GT3, mas foi completamente revisada pelos engenheiros da Ferrari para desenvolver soluções dedicadas e reduzir o peso total.
Características Distintivas do Motor V6 da Ferrari 499p
Uma característica particularmente distintiva do motor V6 do 499P Modificata é o fato de ser suportante de carga, desempenhando uma valiosa função estrutural, em comparação com os carros de GT onde o motor é montado em um sub-chassi.
Inovações Tecnológicas
O conjunto mecânico (amortecedores e molas montados centralmente, barras estabilizadoras) foi projetado especialmente para maximizar as emoções ao dirigir e garantir que o carro se comporte de maneira previsível em todas as condições. Os mapas do motor e da dirigibilidade foram ajustados de acordo com a mesma filosofia; uma lógica específica de controle de tração foi desenvolvida para facilitar o gerenciamento de torque no limite de aderência, e uma lógica dedicada de assistência à partida também foi introduzida.
Tecnologia de Pneus Específica
Em comparação com o 499P, o 499P Modificata utiliza pneus Pirelli específicos desenvolvidos para uma dirigibilidade previsível e para maximizar o feedback em condução não competitiva, tornando-os rápidos para aquecer e promovendo níveis consistentes de aderência por várias voltas em vez de um desempenho de pico.
Liberdade Criativa Sem Restrições
Não estar sujeito às regulamentações da FIA WEC permitiu aos engenheiros introduzir novas soluções no 499P Modificata. A primeira diz respeito à ativação do eixo dianteiro em baixa velocidade (o 499P tinha uma limitação acima de 190 km/h), permitindo que o motorista se beneficie da tração nas quatro rodas. Essa solução oferece vantagens em termos de desempenho e dirigibilidade, possibilitando explorar a aderência adicional das rodas dianteiras e otimizar a distribuição de torque entre os eixos.
Sistema “Push to Pass”
Outra modificação importante possibilitada pela liberdade do 499P Modificata em relação a restrições regulatórias é a introdução do sistema “Push to Pass”. Isso permite ao motorista obter 163 cv de potência por um período limitado durante a volta, além da saída nominal de 707 cv, alcançando assim uma potência máxima total de 870 cv. A lógica é conceitualmente semelhante à introduzida na Fórmula 1 em 2009 com o sistema KERS.
O motorista pode ativar o sistema usando um botão na parte de trás do volante; a potência extra só está disponível quando o acelerador é pressionado até o fundo e por uma duração de não mais que 7 segundos por ativação.
Pneus Específicos para Desempenho Máximo
O 499P Modificata é equipado com pneus específicos da Pirelli – 310/710-18 na frente e 340/710-18 na traseira – desenvolvidos a partir de simulações virtuais. Com base nas regulamentações da FIA, o design slick apresenta uma estrutura dedicada e composto de banda de rodagem derivado da tecnologia da F1.
O desenho do 499P Modificata foi definido em colaboração com o Ferrari Styling Centre, dirigido por Flavio Manzoni. O carro exibe suas qualidades técnicas e aerodinâmicas por meio de formas simples e sinuosas, em uma expressão explícita de sua identidade Ferrari.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Celebrando a História da Ferrari
A história incomparável da Ferrari foi escrita em parte pelos muitos modelos que participaram de corridas de resistência, com resultados prestigiosos nas categorias GT e protótipos esportivos. A partir de 2024, o departamento Corse Clienti organizará o programa “Sport Prototipi Clienti”, onde os proprietários do 499P Modificata poderão contar com a assistência da Ferrari em manutenção e suporte – tanto técnico quanto logístico – para todos os eventos dedicados em pistas.
Galeria Ferrari 499p
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.