Ícone do site BlogAuto

Fernando Calmon – Nissan Versa, preços Brasil, Classe GLB

Nissan Versa 2021 – Versão Exclusive

Fernando Calmon NISSAN VERSA EVOLUI A PREÇOS COMPETITIVOS – O novo Versa marca, de fato, uma iniciativa de virar o jogo no altamente disputado mercado dos sedãs compactos “anabolizados”, aqueles que estão próximos dos sedãs médios em dimensões. A oferta hoje vai desde o Virtus (o de maior espaço interno) até o Logan (de menor preço), passando pelo líder Onix Plus, além de Cronos, Yaris e City para citar os principais. Ainda que o modelo vindo do México conviva com a geração anterior fabricada no Brasil e rebatizada de V-Drive, os dois somados podem ampliar participação de mercado da Nissan.

Ao utilizar a mesma arquitetura, ainda atual, do SUV compacto Kicks, o Versa avançou em estilo e conforto nas quatro versões disponíveis. Frente, traseira e perfil são atraentes, em especial a coluna C parcialmente pintada em preto. Na versão de topo, Exclusive, dispõe de rodas de aro 17 polegadas, faróis em LED (sem DRL), alerta e frenagem autônoma de emergência (não detecta pedestre e ciclista), alerta de tráfego traseiro, monitorização de pontos cegos, câmeras de 360 graus, detector de objetos em movimento e alerta de abertura da porta traseira para evitar esquecimento do motorista no destino, ao fechar o carro. Seis airbags são de série para toda a linha. Falta luz de neblina atrás.

Apesar de o comprimento praticamente igual ao V-Drive, o Versa é 4,5 cm mais largo, tem entreeixos 2 cm maior e porta-malas de 482 litros (ganho de 22 litros e acesso melhor). Em altura são 4 cm a menos, mas o espaço para cabeça no banco traseiro foi preservado. O ambiente interno ficou aconchegante, materiais de acabamento melhoraram e há mais de 20 porta-objetos. Comandos de vidros elétricos nas quatro portas têm função um-toque só para o motorista e apenas para descer, uma economia em desacordo com o que o modelo oferece. Central multimídia de 7 polegadas aceita Android Auto e Apple CarPlay (pode parear dois celulares) e inclui GPS nativo. Há três entradas USB (duas para o banco traseiro). Carregamento de celular por indução é vendido como acessório.
Câmbio automático é CVT e o manual, disponível apenas na versão básica. Motor de 1,6 litro e 16 válvulas com comando variável desenvolve 114 cv e 15,5 kgfm, diferença muita pequena (mais 3 cv e 0,4 kgfm) para o V-Drive. O que não mudou são valores iguais para etanol e gasolina, ao contrário da maioria dos motores flex, mais potentes com etanol.

Em rápida avaliação da versão Exclusive, o Versa demonstrou boa evolução em dirigibilidade, comportamento em curvas e precisão de direção. Sensação de “carro na mão” é superior ao V-Drive e semelhante aos melhores concorrentes. Desempenho em aceleração e retomada não empolga, mas de 0 a 100 km/h (10,6 s) é quase 1 segundo melhor do que a versão V-Drive, 44 kg mais leve. Freios, a disco na frente e a tambor atrás, são suficientes para o desempenho mediano do modelo. Volante tem regulagem de altura e distância. Bancos dianteiros estão entre os melhores quanto a conforto e apoio do corpo. Atrás o espaço para as pernas também se destaca. O carro ficou nitidamente mais silencioso.

Preços vão de R$ 72.990 a R$ 92.990 entre os mais competitivos do segmento.

ALTA RODA

Fernando Calmon

fernando@calmon.jor.br e www.fernandocalmon.com.br

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Fernando Calmon – Nissan Versa, preços Brasil, Classe GLB

Sair da versão mobile