O verão está chegando e muitas famílias planejam viajar. Porém, além do roteiro do passeio, é preciso se preocupar com seu veículo. A Bosch recomenda que seja realizado um check up no veículo para garantir uma viagem tranquila e segura pelas tradas.
A empresa destaca que dentre os itens essenciais na hora de realizar a manutenção preventiva é importante verificar a parte inferior do automóvel, avaliando as condições de alinhamento e balanceamento, o que garante a estabilidade do automóvel e a segurança dos passageiros, além de evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão, além do aumento no consumo de combustível.
Além disso, o uso continuo de pneus com calibração correta (muito cheios ou vazios), constantes e repetidas freadas bruscas, passagem sobre buracos ou obstáculos em alta velocidade e excesso de peso no veículo contribuem para o desgaste dos componentes do sistema de suspensão e direção.
No serviço periódico de alinhamento, já o ajuste dos ângulos da suspensão e das rodas com o veículo e o piso, fazendo com que as quatro rodas girem alinhadas no mesmo eixo direcional. Com isso, os pneus ganham maior vida útil, já que o procedimento proporciona um desgaste regular de superfície de contato com o piso. Já o balanceamento proporciona maior estabilidade para a condução do carro, evitando vibrações.
“O ideal é realizar o alinhamento e balanceamento em oficinas que possuam equipamentos de teste e de diagnose, visando garantir uma análise mais assertiva e qualidade nos procedimentos”, salienta Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina.
Como é normal ocorrer desgaste não uniforme entre os pneus dianteiros e traseiros, a realização do rodízio de rodas de acordo com as especificações do fabricante do veículo também proporciona mais vida útil para o jogo de pneus.
O alinhamento e balanceamento devem ser realizados de acordo com a especificação do manual do fabricante do veículo. Para carros rebaixados ou com rodas maiores, os motoristas devem redobrar a atenção com esse tipo de manutenção.
Veja também: Os melhores compactos do Brasil com motor três cilindros
Além do balanceamento e alinhamento, também é necessário ter atenção às condições de demais itens do veículo, como o sistema de freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição, além da bateria, velas cabos, filtros, correias, entre outros.
Confira o BlogAuto no: Facebook, Google+, Instagram e Twitter.