Imagine um veículo com 750 cavalos de potência? Com preço de mais de R$ 500 mil, você pode até achar que é um superesportivo, mas na realidade trata-se de caminhões que estão expostos na 19ª Edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte – o maior e mais importante evento do segmento do transporte rodoviário de cargas do continente Sul-americano e um dos mais representativos do mundo.
Todas as principais montadoras de veículos pesados prepararam grandes novidades. Acompanhe os destaques da Fenatran:
Iveco: A empresa apresentou na Fenatran a nova geração Tector Economy e reforçou seu principal lançamento do ano: o extrapesado Stralis Hi-Way. Outro destaque foi o lançamento da Geração Tector Economy, que apresenta reduções de até 5% no consumo de combustível com duas novas versões do semipesado: 15 toneladas e Stradale, com motor de 300 cavalos de potência. Além destes, foram lançados três novos caminhões: o Tector Attack 280, o off-road Trakker de entrada e o Stralis Ecoline de 9 litros com câmbio automatizado de série. Complementando, há também o leve Daily e o médio Vertis HD.
Hyundai: O destaque da Fenatran da CAOA Hyundai na feira é o HD78 4X4, uma adaptação do conhecido comercial leve HD78, equipado com motor Euro V, tração integral nas quatro rodas. A empresa exibe também o comercial leve HR, além da nova motorização, menos poluente e mais eficaz, a marca aperfeiçoou o conforto, a conveniência ao agregar no modelo vidros com acionamento elétrico e câmbio manual com 6 velocidades.
Scania: A Scania lança ao mercado um novo conceito de solução de transporte, o Streamline, em que produtos e serviços são oferecidos juntos para o cliente. O Scania Streamline está disponível para as cabines rodoviárias G, R e R Highline e proporciona grandes avanços em termos de economia de combustível, disponibilidade e rentabilidade. A marca aproveita o lançamento para mostrar a quarta geração de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: Modo Econômico. A fabricante também apresentou o novo R 620 8×4, com capacidade máxima de tração de 250 toneladas, e o novo P 310 6×4. Tendo a sustentabilidade como foco em seus produtos, o motor etanol da Scania, tecnologia pioneira e ainda única para comercialização na América Latina. O motor a etanol (DC09 E02 270) reduz em até 90% a emissão de CO2, atende à legislação de emissões Proncove P7 e dispensa o ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo).
Renault: A empresa mostrou na Fenatran seus novos comerciais leves e anunciou mais uma venda de Kangoo Elétrico no país. O Renault Kangoo está disponível em duas versões de série, com e sem porta lateral, e duas opções de transformações: ambulância simples remoção com porta lateral e isotérmico sem porta lateral. Entre os destaques também está o Renault Kangoo Z.E., furgão 100% elétrico, que dispensa o uso de combustível fóssil. A Renault anunciou a venda de seis unidades do modelo para a FedEx que vai utilizar os veículos em suas operações nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir de janeiro de 2014.
Mercedes-Benz: Os destaques da Fenatran da Mercedes-Benz do Brasil irá investir aproximadamente R$ 1 bilhão no biênio 2014 e 2015 em suas fábricas de caminhões e ônibus no país para a nacionalização da linha de caminhões extrapesados Actros. A empresa trouxe para a feira 8 caminhões e 2 modelos Sprinter. A grande novidade foi o Actros 4160 AK SLT, equipado com motor V8 de 598 cv e 2.800Nm. Com tração 8×8, tem capacidade máxima de tração de 250 toneladas. Entre eles destacam-se o caminhão leve Accelo 1016 com 3º eixo, único VUC com capacidade para transportar 13 toneladas e o primeiro do segmento de leves com ABS de série, juntamente com o Atego 2430 Econfort, primeiro semipesado a receber o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift. Na linha de extrapesados, a empresa apresentou o Axor 1933 4×2 com câmbio PowerShift com nova função EcoRoll e Power Mode; o novo Axor 3131 para severas operações da construção civil; além de diversos aprimoramentos de conforto e economia para toda a linha Axor.
MAN: A MAN Latin America apresenta na Fenatran 14 novos produtos na Fenatran com destaque para os cavalos mecânicos produzidos pela empresa. A linha ganha mais potência, com os modelos Constellation 19.420, 25.420 e 26.420. Além do motor Cummins de 420 cavalos, os veículos chegam equipados com a transmissão automatizada de série V-Tronic. Os modelos Volkswagen de 330 e 390 cavalos também poderão ser equipados com a transmissão. A versão leito teto baixo da cabine Constellation completa as novidades da linha. A avant première da feira fica com o cavalo mecânico TGX 29.480 6×4, com previsão de lançamento para meados de 2014. O veículo, perfeito para operações de longas distâncias, será o mais potente de toda a linha.
Fiat: Empresa líder há onze anos no mercado brasileiro de comerciais leves, a Fiat Automóveis apresenta na Fenatran dois importantes produtos para o segmento: o Novo Uno Furgão e o Novo Fiorino, inteiramente renovado e mais moderno. O Novo Uno Furgão trata-se de uma nova opção de transporte de volumes para pequenos empreendimentos como padarias, floriculturas, entregas rápidas e serviços de manutenções. Também está sendo apresentado no evento o Novo Fiorino, que contará com novo design a partir da versão 2014 e será lançado no final de novembro no mercado brasileiro.
Volvo: Um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, a Volvo apresentou na Fenatran novidades em caminhões e soluções de transporte. A começar pelo FH16, o caminhão mais potente do mundo, com um motor de 16 litros e 750cv, indicado principalmente para o transporte de cargas indivisíveis. A Volvo também está exibindo os seus novos caminhões VM. Além dos novos modelos 4×2, 6×2 e 6×4, agora a empresa produzirá nas configurações 8×2 e 8×4. O visual mudou completamente, a cabine tem uma aparência muito próxima à dos novos caminhões FH lançados recentemente. A Volvo ainda está expondo o primeiro caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito) e a diesel que está sendo testado no Brasil: um FM 460cv, movido com aproximadamente 70% GNL e o restante a diesel.
Ford: A Ford Caminhões apresentou a nova Transit 2014, antecipando a nova tendência de design da linha de vans da marca. A empresa também mostrou o lançamento do Cargo 1119, além da renovação do líder do segmento de caminhões leves, o Cargo 816. A linha de caminhões novos também conta com os extrapesados Cargo 2842 e Cargo 2042, que acabam de chegar ao mercado brasileiro. Além da exposição estática, o modelo extrapesado pode ser acelerado em um teste dinâmico inédito, em um dinamômetro. A linha Ford Cargo 2014 na Fenatran se completa com os novos modelos para as chamadas aplicações vocacionais: o Novo Cargo 1719 para o transporte de bebidas, o Novo Cargo 1723 coletor/compactador de resíduos, o Novo Cargo 2629 betoneira e o Novo Cargo 2429 com caixa de nove marchas. A Ford mostrou ainda a Série F, que será relançada em 2014 com novos motores Euro 5.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
DAF: Empresa apresentou o XF105 fabricado no Brasil e mostrou as futuras linhas CF e LF. Líder no mercado europeu no segmento de cavalos mecânicos e recém-instalada no Brasil, a fabricante marcou presença na feira com o modelo extrapesado XF105, fabricado na unidade de Ponta Grossa (PR), o pesado CF e o semi-pesado LF. A fabricante trouxe também o Super Space Cab, a maior e mais espaçosa cabine da marca, que chega ao mercado nacional em 2014.
Galeria Fenatran 2013
Vídeos em destaque da Fenatran