A General Motors anunciou nesta quinta-feira que investirá US$ 1 bilhão na fábrica de Gravataí, RS, para produzir uma nova família de carros populares. O nome do projeto é Onix, mas internamente os dois carros, um hatch e um sedã, também são chamados de “EM”, ou mercado emergente, na tradução. Segundo se comenta, seriam versões mais simples do Spark, um compacto que está sendo lançado na Europa e que deve chegar aos Estados Unidos.
Os dois novos modelos serão lançados em 2012 e ocuparão um nicho que não só atinge hoje o Celta e o Prisma como até mesmo a faixa que vai do Corsa ao novo Agile. Sim, o Agile nem nasceu e já perdeu força como produto na “Nova GM”.
A estratégia agora será basear todos os produtos globais da montadora nos projetos coreanos. O Brasil, por sinal, já não absorve há algum tempo a tecnologia da Opel, como era tradição. Como o Onix é um produto mais preparado para enfrentar concorrentes fortes, a GM teria decidido abortar algumas versões do Agile.
Como já adiantado, a unidade de Gravataí terá sua capacidade ampliada de 230 mil para 380 mil unidades por ano, ou 40% do potencial de venda da marca em 2012.