A linha 2012 da família A5 da Audi composta por cupê 2 portas, Sportback e Cabriolet ganhou alterações que serão mostradas ao público nos dias 15 a 25 de setembro na Alemanha no renomado Salão do Automóvel de Frankfurt.
Por fora, logo nota-se o novo padrão de “beleza” da marca alemã. Os faróis redesenhados ganharam um contorno interno em LED’s e o para-choque foi atualizado, com linhas mais agressivas. A lateral permanece intacta a não ser pelas novas rodas. Na parte traseira, a atração fica por conta das lanternas com novo layout e o para-choque que foi levemente retocado – só mesmo os mais atentos para perceberem.
O interior agrega o novo e belo volante bem semelhante aos de outros modelos da Audi e a manopla de câmbio ganhou um novo desenho, além do novo grafismo do painel de instrumentos. Porém, na cabine o maior atrativo tomou conta na versão Sportback, em que a parte traseira abriga três ocupantes.
A lista de equipamentos recebeu acesso a internet por Wi-Fi para todos os ocupantes, sistema multimídia MMI Navigation Plus com tela de 7 polegadas touch-screen, navegação pelo Google Maps e Google Earth e gráficos em 3D.
Os motores para a gama A5 permanecem intocados. Há o 1.8 litro TFSI de 170 cv de potência, 2.0 TFSI capaz de desenvolver 211 cv e o 3.0 TFSI capaz de entregar 272 cv de potência. Na diesel está disponível o 2.0 TDI de 177 cv de potência e outro mais forte, de 3.0 litros V6 TDI com 204 ou 245 cv. Além do câmbio manual de seis marchas, há o automatizado S Tronic e outro automático CVT Multitronic, e o Audi A5 pode ter tração dianteira ou Quattro, integral.
A variante S5 ganhou um novo propulsor 3.0 litros V6 TFSI (seis cilindros, em “V”) com turbocompressor e 333 cv de potência, substituindo o antigo 4.2 V8 FSI de 354 cv. Segundo a Audi, o S5 ficou em média 20% mais eficiente e mais forte. O S5 sai da inércia e atinge os 100 km/h em apenas 4,9 segundos com velocidade limitada a 250 km/h.