A falta de manutenção dos veículos aparece como uma das principais causas de imprevistos em rodovias no território brasileiro. De acordo com dados da CCR AutoBan, que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes no estado de São Paulo; só no ano de 2016 foram mais de 63 mil ocorrências registradas. Destes, 57 mil foram devido a pane mecânica; pneu furado ou falta de combustível. Há também outras falhas, como bateria descarregada; pane elétrica e superaquecimento do motor.
Isso mostra que muitos condutores não estão dando a importância adequada para os componentes do veículo. As revisões periódicas podem influenciar diretamente na segurança dos usuários, provocar mais fluidez no trânsito e também evitar imprevistos e chateações. Esses procedimentos devem ser realizados especialmente antes de pegar a estrada.
Para conscientizar os motoristas, a alemã Bosch realizou há cerca de três meses a Semana Nacional de Trânsito; que teve como mote neste ano “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Naquela semana, a rede de oficinas da empresa reforçou a importância de fazer um check-up nos veículos; sobretudo para quem está sempre circulando nas rodovias. Isso não inclui não somente os componentes mecânicos, como também os equipamentos obrigatórios e de segurança que podem implicar em infrações passíveis de multa.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
A rede Bosch Service orienta que importante chegar itens como alinhamento da direção; balanceamento das rodas; freios; faróis; palhetas; cabos; sistemas elétrico, de injeção e ignição; além da bateria; calibração dos pneus; filtros e o nível de combustível no tanque. Os procedimentos devem ser realizados por profissionais especializados e em estabelecimentos de confiança.
Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.