Assim como em dezenas de outros segmentos (como o de alimentação, por exemplo), o ramo de pneus tem uma série de marcas consideradas de “segunda linha”; que entregam produtos com uma concepção mais simples e, consequentemente, preços mais em conta que os modelos de fabricantes de “primeira linha”.
Os pneus de tais marcas vêm ganhando amplo espaço no mercado por, como já citado, serem mais baratos; se tornando os preferidos dos consumidores que normalmente têm um orçamento mais apertado. E essas fabricantes conseguem vender produtos mais em conta pois, além de eles serem mais simples; elas não investem pesado em campanhas publicitárias, por exemplo.
Além disso, ao contrário de pneus de primeira linha, esses modelos de “segunda linha” são facilmente encontrados em rede de supermercados e atacadistas; por exemplo, com margens de lucro menores. Por outro lado, os pneus de “primeira linha” costumam ser vendidos somente em lojas especializadas e oficinas, por exemplo.
Outra sacada utilizada por essas empresas é rebatizar produtos da geração anterior com a segunda marca, já que elas são “submarcas” das fabricantes de pneus de primeira linha (praticamente a Renault com a Dacia no mercado de automóveis).
Quanto à qualidade, os pneus de segunda linha oferecem sulco na banda de rodagem de 7 mm, enquanto os pneus mais caros têm 8 mm; por exemplo. Isso, entretanto, não é ilegal; embora pneus com essas características certamente irão oferecer uma qualidade e vida útil inferiores.
Porém, você sabe quais são essas marcas disponíveis no mercado brasileiro? Confira:
Pirelli
A Pirelli é “mãe” da Formula, sua marca de baixo custo. Essa empresa oferece apenas os pneus Spider e Energy; e foi criada após a venda da Ceat, que até então se posicionava como a marca “de baixo custo” da fabricante italiana de pneus.
Hankook
No caso da Hankook, há duas marcas: a Kingstar, a Marshal e a Laufenn. A primeira foi adquirida como plano de expansão da fabricante coreana no mercado europeu e oferece modelos de aros 13 a 17. Já a segunda tem como foco os utilitários-esportivos (crossovers e SUVs) e veículos comerciais. Por fim, a terceira ostenta modelos parecidos com o da Hankook (nas medidas) e abrange até os carros esportivos e importados.
Michelin
Já a Michelin conta com a Uniroyal, que tem como foco os crossovers, SUVs, utilitários (como picapes) e veículos comerciais; embora não seja muito comum no mercado brasileiro. Há também a Tigar, oferecida na própria rede de lojas Michelin, mas com preços inferiores. Outra marca é a conhecida BFGoodrich, que na verdade é uma submarca da Michelin que oferece pneus para modelos de competição e off-road.
Bridgestone
A Bridgestone, por sua vez, ostenta em seu catálogo a Seiberling. Esta marca foi criada pelo mesmo fundador da Goodyear e atualmente pertence à Bridgestone. Entre os pneus, há modelos com medidas de 13 a 14 polegadas. Há ainda a Firestone, bastante conhecida, que dispõe de modelos em medidas menores e com preços mais baixos; disponíveis em grandes redes de supermercados.
Continental
Na gama da Continental há uma grande variedade de marcas secundárias. A primeira delas é a Barum, oferecida na rede Conti; que dispõe de pneus com as mesmas medidas dos Continental convencionas, mas com índices de ruído maiores e notas inferiores em frenagem no piso molhado. Há também a mexicana Euzkadi, que oferece exemplares de aros 13, 14 e 15 e pode ser facilmente encontrada no Walmart, por exemplo.
A terceira da lista é a General Tire (GT), que dispõe de pneus para carros de passeio (Altimax) e também para modelos para uso no fora-de-estrada (Grabber). Por fim, os noruegueses Viking seguem praticamente a mesma linha dos Euzkadi e são comercializados em varejistas.
Goodyear
A Goodyear também tem suas marcas de pneus “genéricos”. A Direction não é tratada como uma marca secundária pela empresa; tanto é que há o símbolo da Goodyear estampado na borracha. Os pneus são oferecidos em supermercados. Já a Kelly Tires tem como principal rival a Formula, da Pirelli; e oferece modelos para carros pequenos e compactos, com medidas variando de 165/70 R13 a 205/40 R17.
[Fonte: Quatro Rodas | Imagens: Divulgação e KD Pneus]
Hoje em dia a produção de pneus trabalha com tolerâncias muito apertadas, o que gera muitas unidades rejeitadas por não atender esses requisitos. Essas marcas secundárias servem para reduzir o prejuízo, passando as carcaças rejeitadas com tolerancias maiores, por um preço ligeiramente menor, sendo que no brasil as marcas secundárias chegaram com o preço dos pneus de primeira linha, e os pneus de primeira linha se tornaram produtos premium. Particularmente, só compro pneus de segunda linha se eles tiverem o mesmo preço dos pneus chineses. se não, compro pneus remoldados a quente (aqueles de marca própria, com nomes esquisitos), por um preço muito menor.
Boa matéria, simples e objetiva. Me ajudou muito.
Se pudesse me dizer quais as procedências da marcas: FUZION / JINYU / SUPER 2000 , iria ajudar mais ainda.
Parabéns. Até! Falou!
Infelizmente no Brasil o consumidor é lesado ,principalmente p grandes fábricas! Porém o problema é com proteção de Mercado que permite que Brasil exporte pneus ótimos e as Grandes Marcas vendam pneus vagabundos p um preço absurdo!
É só ir ao Paraguai ou Bolívia p comprar pneus ótimos, super duráveis e baratos
Gostaria de ouvir comentários sobre os Pneus Goodride, os ATR para a ECO Sport.
a questão e muito simples de ser resolvida tudo que é barato não pode ser de primeira linha
coisa lógica. Você consegue comprar filé mignon pelo mesmo preço de costela ?
não existe bom e barato ou é barato ou é bom.
Talvez o meu comentário possa ajudar…
Já rodei perto de 30000 mil km o que podemos considerar 7 vezes a volta na Terra,certo???
Grande parte desses kilometros em pneus como: GOODYEAR E PIRELLI.oUTROS TANTOS COM PNEU CONTINENTAL E ALGUNS TANTOS COM PNEUS QUE POSSO CHAMAR DE “TABAJARAS” VOCES JÁ OUVIRAM DIZER… (UM PNEU OVALOU????) iSSO ACONTECE GERALMENTE QUANDO A ESTRUTURA”cARCAÇA” NÃO AGUENTOU MAIS!!! sUGIRO PNEUS : GOODYEAR E PIRELLI SENÃO AS 2 lINHAS DA pIRELLI (PNEU FÓRMULA) OU 2 LINHA DA GOODYEAR : DIRECTION3 OU DEPENDENDO DO MODELO 4) cOM ESSES NÃO SE ENCOMODARÃO E SE SEGUIREM AS RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS PODERÃO CHEGAR COM ESSES PNEUS ENTORNO DE 65 HÁ 70 MIL KM. HÁ VALE LEMBRAR QUE MUITOS DESSES PNEUS SE ENCONTRAM EM GRANDES REDES DE MERCADOS E EM PROMOÇÃO. ABRAÇOS A TODOS E : BORA RODAR!!!!@@@@@@
Sr Rafael Correa, a circunferência do planeta é de aprox 40mil KM porém entretanto todavia ainda não é possível você percorrer de carro sem voar um flutuar.
O pneu Essa é bom. Recomenda o uso? preciso comprar 2 pneus 175/60 R14.