Durante o test-drive do Corolla 2.0, passamos em frente ao terreno da Toyota, em Sorocaba. Localizada no km 92 da Rodovia Castelo Branco, a área passa por um trabalho de terraplanagem, mas não há sequer uma placa da montadora anunciando a nova fábrica. Suspeitamos pelo tamanho do terreno e paramos num posto ao lado para confirmar.
O frentista não só sabia da fábrica como também revelou que está inscrito num curso profissionalizante que visa prepará-lo para alguma vaga na montadora. Aliás, há uma febre local pela procura por emprego na Toyota. Cursos como esse ficaram comuns, alguns sérios e outros de qualidade duvidosa.
A Toyota diz que criou uma fundação para atuar junto à prefeitura do município para oferecer reconhecimento para projetos sérios de formação. É de interesse dela, claro, poder contratar pessoal preparado na região.
Mas, apesar da euforia, o projeto da fábrica da família Etios pode demorar mais do que o previsto. Conversas com executivos da marca japonesa revelaram que as seguidas crises da Toyota nos Estados Unidos têm atrasado os planos no Brasil. Primeiro por causa da crise financeira, agora devido ao recall americano: “se você tem uma pessoa doente e outra sã, quem é mais importante no momento?”, indagou um executivo da montadora. “primeiro a matriz quer resolver os problemas nos EUA e depois decidir o que fazer no Brasil”, respondeu.
Essa centralização de decisões na Toyota foi definida por outro funcionário: “é bom e é ruim ao mesmo tempo. Por um lado, atrasa muita coisa, mas em compensação temos produtos em linha com o resto do mundo. Aqui não há desenvolvimento específico para um mercado. Se lançamos algo é para todos os clientes”, explicou.
quanto ao ultimo parágrafo do artigo, duvido que o Etios será oferecido nos EUA e Europa. Dou minha cara a tapa…
Se as vendas aumentam nos Eua, é motivo de grande atenção das montadoras para os Eua, na busca do frenezi do mercado.
Se as vendas desabam nos Eua, seja por crise financeira ou dá própria montadora, é motivo para grande atenção das montadoras para os Eua.
Enquanto isso, pára se os projetos no Brasil, para cuidar do hora saradíssimos e hora doentes mercados externos, e o Brasil, óóóóóó…
Pelo menos nas fotos, carrinho feio pra caramba…
Parece o Logan com um face lift.
Parece um Renault Logan com um face lift mau feito.
Se vier assim desse jeito, não vende nada.
Mas se corrigirem o que causou o recall, não tem pra ninguém.
Muito menos pra essas carroças da Renault.
Esse carro me parece meio "lixoso"…
Não podemos julga-la pelos recalls que acontecem nos estados unidos,afinal
ela é a maior montadora no mundo,e em termo de qualidade ela é ótima,pelo menos no Brasil nunca eu houvi falar que a mesma fez algum recall.
Meu… pra qm compra gol, palio, mille, peugeot, renault clio, sandero, logan, fiesta, corsa, prisma/celta etc… falar q o Etios eh feio, é pq nao tem critério!! Fala sério, mas se já nao curte a maior montador do mundo, dai não se pode comentar…
Não tem pra ninguém; Só de carregar a marca TOYOTA, assunto encerrado. Não tem que ser bonitinho, tem que ter qualidade!
Tô pra trocar meu KA (eu disse KA)…. e um Etios para mim seria ótimo, mas ainda se ele oferecer o que a Ford brasil se recusa a oferecer para esse carinho: air bag e ABS.
A Ford até tem o airbag para o KA, mas osmente para o modelo "topo de linha" com roda de liga leve… uma vergonha… para que eu preciso de roda de liga leve. Falta de respeito com o cliente.
sou lixador com 2 anos de profissao lixador e 3 meses de mecanico montador
Algumas pessoas não sabem o quanto da importância para fabricar um produto como a Toyota, que em primeiro lugar, valoriza o respeito ao cliente. Existe na montadora um projeto chamado de TSW, para proporcionar a melhor experiência de compra ao seus clientes, e vejo com o lançamento deste veículo uma oportunidade para os seguidores de outras montadoras ditas "nacionais". Antes de questionar ou falar mal de qualquer coisa, precisamos entender que quando falamos de toyota, falamos em qualidade, durabilidade e confiabilidade, este é o significado de seu chevron.
Abs
O problema maior é a demora, isso faz com que as pessoas fiquem especulando sobre a verdadeira "face" do "popular" da Toyota. Dissem que ele será remodelado para o mercado brasileiro, mas só de ser um Toyota a coisa muda de figura. Vamos aguardar pra ver o resultado final.
Há…. duvi-dê-ô-dô que ele virá por menos de R$ 35.000,00.
Só se fala em recall da Toyota. Esqueceram dos recalls da Mercedes, Landrover, Volkswagem, Citroen, Ford, etc… Toyota é sinônimo de durabilidade, conforto e baixo consumo de combustível. Sem falar no design.
@Ulisses Fonseca
Exato. E a Toyota é a única a oferecer carros equipados com tapete mágico e acelerador e freio automáticos, tão moderno que tem vontade própria. Bom, na verdade nem precisava, pois já tem o Corolla, um primor de tecnologia, com suspensão traseira com barra de torção e motor 2.0, e o preço é uma pechincha, igual ao do Fusion e do Forester (preço de lançamento), modelos ultrapassados com motores boxer ou V6 e tração integral. Sem esquecer do design, claro…
olha, a missão da toyota é proporcionar aos clientes a melhor experiencia de compra, sobre os "recalls", são chamamentos preventivos, coisas que PODEM dar defeitos, não que já deram, melhor que os stilos da vida que vc compra e a roda trasera sai na rua, a toyota não é lider a toa, o corolla não é o carro mais vendido de todos os tempos a toa(+ de 35 milhoes de veiculos) nem lider do brasil a toa, aguardem o etios será o popular mais vendido do brasil, e para quem não conhece a marca conhecerá um novo modo de se tratar o cliente, e para melhor!!!
ulisses,é concordo com vc, bom é o fusion com seu excelente preço de revenda, sem contar a disponibilidade de peças e seu excelente desempenho na versão flex, a suspensão semi independente do corolla já deve ser ultrapassada, junto com os 0,29 de coef aerodinamico que aliado as mantas termicas e acusticas proporcionam um alto ruido interno para os passageiros o cambio então o que falar? 4 marchas só… afinal 12 km com litros todos 2.0 fazem, e dual vvti? muito melhor o do civic que abre por estágios a 3000 giros não vou mencionar a corrente de comando, mas aho um absurdo ter que pagar 800 reais na revisão de 80 mil km, da ford deve ser uns 200 afinal carro nacional é mais barato, brasileiro é um povo burro como mostrarei no market share a segui….kkkkkkkkkk Emplacamentos:01/01/2011 – 31/03/2011 MODELO QUANT DIFF * NEW COROLLA 11758 5539 CIVIC 6219 1376 CERATO 4843 761 VECTRA 4082 1440 LINEA 2642 30 SENTRA 2612 408 C4 PALLAS 2204 405 FOCUS 1799 928 ASTRA 871 620 BORA 251 58 307 193 153 JETTA 40 29 MEGANE 11
Put's vamos falar do étios que é o tema do post pois do corolla em relação aos outros concorrentes fica mais que provado que não tem concorrência ela agora se preocupa com a hyundai que começa a aparecer no retrovisor,pois a honda tá lá pra trás.
Vamos esperar pelo Etios pois ele será muito diferente da foto escrevam o que eu falo ele em menos de 2 anos vai estar figurando entre os 5 maiores do Brasil pois quem conhece Toyota sabe o que é qualidade,agora se vc tem preconceito com a marca aí é outro assunto…
pretendo trabalhar ai
oi sou daniel e pretendo trbalhar ai meu c 01597665040