A Toyota começa a construir oficialmente sua nova fábrica no Brasil nesta quarta-feira, dia 8. Destinada ao inédito compacto Etios, a unidade fica em Sorocaba e teve os trabalhos de terraplenagem concluídos há pouco tempo, como mostra a imagem acima.
O Etios, como se sabe, é a jogada mais ousada da conservadora marca japonesa para ganhar mercado no Brasil – hoje ela acaba restrita a uma participação modesta já que só vende modelos mais caros. O Etios, ao contrário, promete ser um compacto na faixa dos R$ 30 mil com bom acabamento e desempenho. Só falta mesmo um design mais aprimorado.
Apesar da festa de lançamento contar com autoridades e do otimismo geral, a Toyota preferiu reduzir a produção inicial para 70 mil unidades nos primeiros anos de funcionamento, a partir do 2º semestre de 2012. Ou seja, uma média de 5 mil carros por mês devem ser vendidos internamente já que a intenção é exportá-lo para a região.
Agora resta torcer para que a economia mundial não “espirre” e os japoneses não resolvam parar tudo novamente.
Enquanto vem para o Brasil o Etios, ficamos sem o Yaris.
Assim a Toyota que cobra fortuna por um Corolla irá conhecer o inverso da fortuna pensando que venderá Etios na mesma facilidade como se vende Corolla, só porque o Etios é carro popular para o desprezado terceiro mundo.
Aguardemos a chegada do i20 e com motor flex, que as coisas mudarão de figura. Isso se o grupo Caoa não cobrar preço de Audi A3 pelo i20 que já deveria estar em comércio no país.
Se é p/ lançar aquele monstro à la logan/toyota, é melhor nem se procupar em levantar a cerca, pq se fosse o yaris ou aygo, aí sim valeria a pena, agora o que os japoneses querem é fabricar um carro que tem 14 mil de custo, e vende-lo por 35 mil como faz todas as montadoras aqui instaladas, ou seja a preocupação nº 1 é somente o lucro. Dá-lhe mais monstros!!!!!!!!! é a GM fazendo escola!
Não acredito que a Toyota vá lançar esse Etios, desenvolvido para a Índia. O carro tem cara de Logan, tem uma frente horrível, tem pouco espaço interno para uma família, tem painel central e o hatch tem porta-malas pequeno, ou seja, nada a ver com o gosto do consumidor brasileiro.
Se a Toyota for esperta, ela faz como a Hyundai e desenvolve um carro para o Brasil a partir de um compacto Europeu, ou seja, faz um Yaris simplificado, mas com uma frente nova, bonita e moderna, com painel de instrumentos na frente do motorista e porta-malas maior.
Aliás, este carro já está sendo desenvolvido e testado pela Toyota:
http://www.worldcarfans.com/110090328225/2012-toy…
Torço para que fabriquem este carro, e não o Etios indiano. Se for o Yaris nova geração, eu compro um, se for o Etios, eu espero pelo mini Honda em 2013, muito mais moderno e bonito.
Ou será que até hoje a Toyota ainda não entendeu o desejo do consumidor brasileiro?
Quem sabe até 2012, alguém da Toyota resolve abrir as orelhas para ouvir o que o consumidor quer de verdade.
O Brasileiro quer não apenas um carro bonito (mas é muito importante para ele), ele quer que uma marca produza e/ou comercialize modelos que rompam com estas políticas que hoje norteiam nosso mercado. Preços mais dignos em carros mais dignos.
Tenho certeza que existem milhões de possíveis consumidores que trocariam de marca facinho se uma Toyota resolvesse produzir um carro mais moderno com preços acessíveis para se impor diante de VW e Fiat.
Masss…
2400 17,5% 329mil ago
@rr09
Nosso consumidor é desinformado e passional. A própria Toyota comercializa o Corolla, modelo de entrada, por preço de carro médio – concorrendo com modelos muito superiores. Como explicar um Corolla fabricado aqui, com suspensão traseira de carro popular, com o mesmo preço de importados como Forester AWD ou Fusion V6 AWD? O mesmo faz a Honda com City.
Tenho impressão que nosso mercado irá mudar, por força da concorrência coreana e chinesa. E quando mudar será muito rápido – Toyta, GM e cia que se preparem ou ficarão, merecidamente, com suas fabriquetas na lama.
<blockquote cite="#commentbody-26158">
John :
@rr09
Nosso consumidor é desinformado e passional. A própria Toyota comercializa o Corolla, modelo de entrada, por preço de carro médio – concorrendo com modelos muito superiores. Como explicar um Corolla fabricado aqui, com suspensão traseira de carro popular, com o mesmo preço de importados como Forester AWD ou Fusion V6 AWD? O mesmo faz a Honda com City.
Tenho impressão que nosso mercado irá mudar, por força da concorrência coreana e chinesa. E quando mudar será muito rápido – Toyta, GM e cia que se preparem ou ficarão, merecidamente, com suas fabriquetas na lama.
Tomara que isso ocorra o mais rápido possivel!!!
Na hora que o povo preferir modelos melhores, mais bonitos e bem mais em conta eles irão aprender
Agora vai chover de posts de caboclo pergunando como envia o curriculum para trabalhar na fabrica da Toyota.
Não sei ainda o por quê ainda no Brasil, um grupo de empresários não tiveram coragem de fabricar um carro genuinamente nacional, com capita nacional !!! Ficamos a mercê de montadora estrangeiras que decidem o que elas querem lançar aqui para o terceiro mundo. Com certeza a Dona Toyota tem produtos melhores para lançar no Brasil, com preço competitivo, mas prefere, segundo os interesses dela lançar um Etios, sem nos consultar. Depois não venham dizer que o nosso mercado é fraco !
Vejam o exemplo da Mercedes com o Classe A, um fracasso de vendas, por não ter preço competitivo, embora o carra fosse bom.
Ao contrário de muitos comentários publicados, parabenizo a coragem da Toyota em montar mais uma unidade no Brasil, gerando mais emprego e fazendo veículos com qualidade e preço bom oferencendo mais tecnologia e segurança.
Na realidade gostaria de saber qual o site da Toyota onde podemos falar, telefonar ou passar e-mail sobre esta obra, para que possamos tirar nossas dúvidas ou ficar ainda mais duvidosos.
Passei nesta obra nova e ninguém sabe falar nada, não sabem quem é o responsável.