Empenhada com o mercado brasileiro, a JAC Motors anunciou novos modelos e tecnologias que chegarão por aqui entre o segundo semestre deste ano e meados de 2013. O anúncio foi realizado por executivos brasileiros da montadora nesta quinta-feira (18) na China.
A linha J3 receberá um novo visual, o mesmo que estreará no estande da JAC no Salão de Pequim, na China. Além das alterações na estética e no interior (que ficará mais moderno e bem acabado), o compacto receberá ainda alterações na mecânica. O atual bloco 1.3 litro do carro – que a montadora insiste em chamar de 1.4 – passará a beber álcool e gasolina, se tornando flex, ao gosto dos brasileiros.
Além disso, o hatch ganhará a inédita versão “Sport”, que além de ter visual mais apimentado, virá equipada com motorização mais potente, com o motor 1.5 litro a gasolina de 125 cv do sedã J5. O modelo aparecerá pela primeira vez no território nacional no Salão do Automóvel de São Paulo, no final do ano.
A minivan J6 também receberá alterações visuais e aparecerá no evento automobilístico brasileiro, mas só estará disponível no mercado brasileiro no início do ano que vem.
Para se posicionar acima da J6, a JAC trará a Refine, minivan com capacidade para levar sete ou oito passageiros. O motor que equipa o modelo é um 2.0 litros turbo. Assim como o J3 e J6, a Refine estará no Salão de SP, com início de vendas para 2013.
O J2 também foi comentado pelos executivos. O hatch pequeno que fará o papel de carro de entrada da empresa no País chegará com um visual diferente do modelo vendido na China, provavelmente igual ao da unidade revelada em patentes há alguns meses. O carro tem desembarque marcado para novembro, e virá somente com motor 1.4 a gasolina – o flex tem previsão de chegada para 2013.
Além dos automóveis de passeio, a JAC apostará no segmento de veículos comerciais. No ramo, a fabricante contará com dois representantes. O primeiro será o Sunray, furgão para passageiros que é bastante semelhante com o Sprinter, da Mercedes-Benz. O modelo tem previsão de chegada para o segundo semestre do ano que vem. Em setembro deste ano chega o caminhão leve da asiática, o T140, que é um VUC (Veículo Urbano de Carga) com motorização Cummins e transmissão ZF.
O presidente da JAC no Brasil, Sergio Habib, comentou ainda sobre o futuro hatch compacto para o mercado brasileiro. O carro já começou a ser desenhado no estúdio da empresa na Itália, e terá variações, como sedã, minivan e SUV. Toda a família deverá ser produzida na planta da marca em Camaçari, na Bahia, que começa a operar em 2014.