Enquanto no Brasil teremos airbag duplo e freios ABS em todos os modelos a partir de 2014, lá na Europa o Euro NCAP anunciou que seu próximo requisito é o sistema de frenagem automática a partir daqui dois anos, uma surpresa agradável para os consumidores do velho-continente. Um dos modelos vendidos no Brasil que contam com o equipamento é o novo Volkswagen Passat.
Esse sistema tem como dever frear o carro automaticamente, sem intervenção do motorista, ao passo que o veículo da frente reduza sua velocidade ou freie. De acordo com o Euro NCAP, o AEB (conhecido por diferentes siglas, dependendo do fabricante e do fornecedor), o novo sistema que será de série nos modelos europeus deverá reduzir os acidentes em 27%.
Segundo uma pesquisa realizada pela organização, 79% dos automóveis comercializados na Europa já conta com o sistema, seja de série ou opcional. A análise também constatou que 66% das fabricantes atuantes naquele continente. Marcas de automóveis de luxo, como Volvo, Infiniti e Mercedes-Benz, tem o melhor sistema de frenagem autônoma, de acordo com a pesquisa.