É nessas horas que a solução bicombustível torna-se um alívio caso contrário teríamos um fenômeno parecido com o dos anos 1980 quando o etanol perdeu competitividade e o consumidor abandonou o carro a álcool. Agora, com o preço do etanol indo à estratosfera basta optar pela gasolina e é o que acontecerá com todos os estados brasileiros nas próximas. Até mesmo São Paulo, que concentra grande parte das usinas, já está com o preço no limite de 70% até onde o etanol é vantajoso. Segundo um especialista do setor ouvido pelo Blogauto, a tendência é de alta pelos próximos três meses.
“O excesso de chuvas comprometeu a safra de 2009 e a demanda aumenta a cada ano. Não há milagre. Toda nossa produção está comprometida com contratos anteriores.”, disse o profissional que não pôde se identificar. “E preparem-se para um preço acima até de R$ 1,90 (São Paulo). A situação só deve melhorar em abril quando começa a produção da nova safra”, previu.
Segundo a ANP, o preço médio do etanol já batia nos R$ 1,67 na última semana de 2009, 68,7% do preço da gasolina. Além de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Paraná ainda mostram alguma vantagem para o etanol.
Cartel de usineiros, filme repetido. E, como sempre, o governo, seja em qual esfera for, fica calado.
E agora somos obrigados a abastecer com gasolina nossos ineficientes motores flex, que consomem mais no derivado de petróleo do que os equivalentes somente à gasolina que sucederam.
As justificativas são sempre as mesmas:As chuvas,a demanda que não para de crescer,etc.a verdade é que os pobres usineiros não pode m ter diminuição de seus lucros exorbitantes.Pobre consumidor!
É sempre assim, basta o preço do açúcar subir no mercado internacional que os usineiros destinam a maior parte da produção para ele. Com menos álcool no mercado, o preço sobe. Essa história é a mesma há pelo menos 20 anos…
Depois eles vêm com a falácia que Etanol é alternativa para substituir combustíveis fósseis. Imagine se produzindo apenas para um país, o Brasil, eles não conseguem mostrar que são uma alternativa segura não é aumentando a demanda que eles vão superar os velhos vícios (açucar x café). Não sou nenhum pouco a favor empresas estatais mas acho que o maior erro do álcool foi não ter ficado nas mãos do governo. Certas coisas, como combustíveis, quando os consumidores não tem real escolha (afinal é abastecer ou andar de bicicleta) deveriam ficar nas mãos do governo e longe dos olhos dos agente privados.
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Rodrigo :
Depois eles vêm com a falácia que Etanol é alternativa para substituir combustíveis fósseis. Imagine se produzindo apenas para um país, o Brasil, eles não conseguem mostrar que são uma alternativa segura não é aumentando a demanda que eles vão superar os velhos vícios (açucar x café). Não sou nenhum pouco a favor empresas estatais mas acho que o maior erro do álcool foi não ter ficado nas mãos do governo. Certas coisas, como combustíveis, quando os consumidores não tem real escolha (afinal é abastecer ou andar de bicicleta) deveriam ficar nas mãos do governo e longe dos olhos dos agente privados.
Concordo com o Rodrigo, pois enquanto o álcool ficar nas mãos de usineiros, nunca poderá ser considerado alternativa energética. Num país de inflação controlada, o álcool/etanol subiu mais de 60% na região onde moro (saiu de R$1,04 para R$1,69 em questão de 4 ou 5 meses).
Agora vem a desculpa das chuvas, quando desde o princípio o motivo foi o aumento na demanda internacional por açúcar e o consequente aumento no preço da commodity.
Os usineiros acabaram com o alcool na época do proalcool, e vão fazê-lo de novo com sua ganância.
Não fui eu quem escrevi o comentário acima, mas estou de acordo com o xará.
Quando disse que a tecnologia flex era um engodo, ninguém botou fé e me esculhambaram ainda por cima…
Com a descoberta dos poços de Tupi no Brasil, podem crer que os usineiros vão começar a rever seus padrões de fornecimento, isso se os preços dos combustíveis fósseis realmente baixarem por aí…
Na verdade a solução não seria estatizar a produção/fornecimento do etanol, e sim moralizar. Afinal, como regra geral, quando passa-se de uma iniciativa estatal para uma privada, o governo tende a criar maneiras de regulamentar, fiscalizar e administrar esse fornecimento, um exemplo claro disso é a privatização das operadores telefônicas, onde o que existe hoje são diversas operadoras privadas, porém regidas pela Anatel. Outro fato que demonstra não adiantar nada estatizar o combustível no caso brasileiro, é o da gasolina, pois hoje ainda temos a maior empresa produtora/forncedora ligada ao governo, e nem por isso deixamos de pagar uma das gasolinas mais caras do mundo! Onde quando o barril de petroleo aumenta seu preço nossas bombas disparam, porém quando o preço recuo eu nunca vi um decréscimo no valor das bombas. O problema é a pouca vergonha que vivemos,onde todo mundo quer ganhar um pouco e com isso o povo perde e sempre perderá.
isso não aconteceria se o Brasil, a exemplo da Europa, tivesse adotado o diesel (limpo, não esta sujeira vendida pela Petrobrás) como combustível principal: teríamos veículos altamente eficientes e que não dependem de cartéis, apenas de uma empresa monopolista mas altamente regulada…
por mim deviam quebrar todos os usineiros..pq isso é cartel e o governo nao faz nada..boicotaem o etanol povo brasileiro..nos temos a faca e o queijo na mao..depois mandam eles beberem o alcool..Lula e Cia..se bem q ela vai adorar beber um alquinho né..
Não cabe uma gigantesca ação popular exigindo que o governo troque todos os motores a álcool por motores a gasolina, de toda a frota nacional ? Afinal, fomos incentivados a optar pelo combustível mais barato, menos poluente e brasileiríssimo, aderindo, com comovente ingenuidade, ao Pro Álcool.
Vamos todos andar de ônibus e metrô por 60 dias; criaremos o caos e quebraremos o sistema produtivo. Por que temos que ser escravos desses veículos que levam metade de nosso orçamento? E que os gananciosos usineiros empanturrem os viciados nesse veneno que é o açucar.
É simples, deixe abastecer Alcool, apenas quem tem o carro unica e exclusivamente movido ao etanol, o restante é só usar apenas gasolina que o preço logo volta ao normal, ou seja, o valor correto do alcool, não precisa ser de mais de R$ 1,35 para dizer que ta caro!!!
É um absurdo, se falta chuva é pela falta, se vem demais é pelo excesso? Vamos combinar, usam o bebedo de muleta como desculpas para os usineiros ganharem mais né?
Acorda Brasil!!
Não dá pra acreditar. Me sinto o ser humano mais idiota da mundo, em acreditar novamente em nosso governo. Não temos se quer a fala de algum ministro, ou mesmo da Dna Dilma, com relação ao assunto. Meu orçamento, assim como uma imensa maioria de brasileiros, pois a frota nacional é composta em sua maioria por carros flex, está cada vez mais comprometido pelo combustível que utilizo em meu carro para trabalhar, num país onde a inflação está sob controle, e não há nenhum pronunciamento do governo. Como diria o Boris, isso é uma vergonha! Ah! como será quando estivermos exportando para os USA?
nao tem alcool para nos com preço baixo isso é porque estao mandando pára fora e nois é que pagamos o pato isso é uma vergonha a dilma acabou de entrar e ja estamos sentindo a falta que um homem fias no governo que falta fas o lula
meu amigo que viaja muito a trabalho tinha um carro a gasolina que fazia 14,5 km por litro um ano depois comprou o flex que faz 11,5 km por litro de gasolina no começo abastecia com etanol 10 km por litro com o preço que não para de subir quer comprar o mod só a gasolina só que disseram que todo os mod são flex e agora?