Conforme um estudo realizado pelo Highway Loss Data Institute, os modelos híbridos possuem, além de maior economia de combustíveis e menores emissões de poluentes, maior segurança em relação aos veículos convencionais, movidos seja a gasolina, diesel ou etanol, por exemplo.
O instituto examinou um total de 25 automóveis de 2003 a 2011 que utilizavam motores híbridos ou blocos convencionais. Os dados obtidos pelo estudo revelaram que os ocupantes dos carros têm 27% menos possibilidade de se ferirem gravemente em acidentes quando habituados na versão híbrida do modelo.
O principal fator que contribui na maior segurança dos veículos híbrido é o peso, que geralmente é maior em veículos da categoria, já que a massa sobreposta no carro neutraliza a colisão. “O peso é um fator importante”, diz Matt Moore, vice-presidente do HLDI e um dos autores do estudo. “Os híbridos são, em média, 10 por cento mais pesados do que suas versões normais. Esta massa extra proporciona uma vantagem em acidente que os modelos convencionais não têm”, conclui.
No entanto, nem tudo é perfeito. Para a área de proteção de pedestres, o estatuto revelou que os automóveis movidos à energia e a gasolina tendem a se envolverem em 20% a mais em acidentes de pedestres do que os carros convencionais. O HDLI afirma que os pedestres tem maior possibilidade de se envolver em acidente por conta de não ouvirem o barulho dos carros no modo elétrico.
A baixa resistência ao rolamento dos pneus dos híbridos também colaboram para a menor distância de frenagem.