A JAC não vai esperar sentada o início de operação da sua fábrica em Camaçari, no final de 2014. A montadora chinesa deve ampliar e modernizar seu portfólio em 2013 para manter-se competitiva. E a grande novidade do ano que vem é este sedã da foto, o Heyue A30, mostrado nos últimos dias no Salão de Guangzhou, na China.
Trata-se de um sedã compacto para médio, para tentar explicar seu porte, semelhante a modelos como o Nissan Versa, Chevrolet Cobalt e o novo Santana, concorrente do JAC. Ele ficará posicionado entre o JAC J3 Turin e o J5. Conforme o Blogauto apurou, é o A30 que estreará a primeira transmissão automática nos carros da JAC, na verdade, um sistema CVT, de marchas continuamente variáveis.
O modelo utiliza o mesmo motor 1.5 do J5 que será flex no início do ano que vem a bordo do JAC J3 Sport. O modelo tem um visual mais arrojado e interior copiado da GM, como se vê no volante quase idêntico e ao painel duplicado. O A30 (antigo BII) traz até ar digital e tela touchscreen, além de partida por botão. Pode-se dizer até que ele acabe matando o J5, que não emplacou e não traz quase nada de equipamentos. Ao menos nesta geração.
No Brasil, certamente o sedã terá outro nome. A SHC, aliás, registrou diversos nomes por precaução. A letra “J” e o número, por exemplo, vai do 0 a 9. Pela lógica, pode se chamar J4, que está entre os nomes registrados.
Outros lançamentos
Antes do A30, a JAC já terá mexido bem no seu time. Em janeiro, o J3 estreará o motor 1.5 flex na versão Sport, que depois chegará ao sedã J5. Em meados de 2013, o J3 e o J6 mudam de cara, conforme se viu este ano. Outra estreia confirmada que deve acontecer ainda no 1º semestre é a van Refine, que já está em testes de rodagem no Brasil. Para fechar, os caminhões VUC como o T140 também estão confirmados. Por outro lado, o SII, espécie de ix35 cover, deve ficar para 2014.
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.