Já está mais do que claro que 2014 não repetirá os números de vendas de 2013, que já não tinham sido tão fortes, mas tem gente feliz com o fim do 1º semestre. BlogAuto produziu o gráfico abaixo com exclusividade, que mostra quais marcas cresceram e quais encolheram até junho. O dado compara o mesmo período deste ano com o ano passado.

A Lifan aparece como a marca que mais cresceu, tudo isso porque o utilitário esportivo X60 passou a ser vendido no Brasil com um volume bastante significativo para uma marca pouco conhecida. Outras marcas que chamam a atenção são as alemãs de luxo. Audi, BMW e Mercedes estão vendendo bem mais após anunciarem os planos de fábrica e conseguirem desconto de imposto. Com isso, suas rivais sem fábrica perderam espaço.

Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!

As quatro marcas tradicionais no País amargam queda. A pior é a Volkswagen, viúva da eterna Kombi e do Gol G4, e a Ford, a que menos sofreu, com 7,5% de queda, culpa principalmente da entressafra do compacto Ka – enquanto o novo não vem, o velho deixou de ser vendido.

Hyundai e Renault, que disputam o 5º lugar do ranking, estão crescendo, mas a coreana saiu na frente até agora. A Renault deve virar o jogo do 2º semestre por causa do novo Sandero.

Curiosamente, a Chery e a JAC vivem momentos antagônicos. A Chery, que andava mal nas vendas dos importados, começou a emplacar mais e tem sua fábrica em estágio mais avançado. Enquat isso, a JAC perdeu fôlego e vê sua fábrica em Camaçari atrasada.

Confira as marcas que mais cresceram e que mais perderam mercado em 2014

Confira as marcas que mais cresceram e que mais perderam mercado em 2014 (clique na imagem para ver num tamanho maior)

Marcas que subiram e caíram em 2014