Como diria nosso glorioso presidente, “nunca nesse país se viram tantos lançamentos de compactos nacionais”. Brincadeiras à parte, trata-se de uma verdade. Bem ou mal, teremos uma revolução no segmento de compactos no Brasil. Pode ser que depois que a poeira abaixar continuemos com o domínio VW-Fiat, mas motivos para esse duopólio acabar não faltam: as três marcas japonesas entrarão nessa categoria. Toyota com o Etios, Nissan com o novo Micra e a Honda, embora não tenha anunciado, com a versão de série do New Small Concept. E a até a Chevrolet virá com uma novidade de verdade, o Spark sem falar na Fiat e seus projetos 327 e 326. Tudo isso por volta de 2012 ou antes. Mas queremos saber desde já qual deles vocês acham que se dará melhor aqui.
[poll id=”24″]
Estou torcendo pelo Etios , tomara que a qualidade da Toyota vença o merchandising da Fiat e as enganações da GM
Eu torço pelo Micra. Se vier com o mesmo nível de equipamento da versão europeia, pode não ter um desenho arrojado e esportivo, mas está em linha com mercados mais desenvolvidos.
Quanto ao Spark, acho muito pouco provável que se venda aí e, se o for, pode apostar que será na base do Celta e com os famosos motores CHEVETEPOWER…
A versão sedan do Toyota Etios parece uma repaginação do Renault Logan, olha o formato da carroceria do sedanzinho, meio quadrado. Parece muito o Logan.
Sem falar que se for levado em consideração o interior, se a Toyota não fizer um interior voltado para o mercado Latino-americano ou apenas para o Brasil, como a Fiat fez com o Idea trocando o painel do modelo europeu pelo do Palio, acho que ele não terá muito sucesso não. Brasileiro não gosta muito de velocimentro, hodometro e conta-giros no topo do painel central… ainda mais se esses forem analogicos…
@Eduardo
Antes de mais nada, não estou fazendo apologias a nenhuma montadora, afinal quanto mais opções no mercado melhor para o consumidor que pode escolher, mais desculpa Eduardo, vou discordar de uma coisa.
Merchan? A Fiat? Não sei onde vc mora, mais aqui em SP na TV a Fiat só faz divulgação dos modelos que ela acabou de lançar. No caso agora o único que vejo é o do Fiat 500 e vez ou outra um comercial de mega-feirão e do Fiat Linea. Outdoor é proibido aqui na cidade e vejo um ou outro comercial dela em revistas.
Em se tratando de qualidade, bom, concorda que se o carro não é bom o fato se espalha rapidamente? Ainda que alguns não acreditem nisso eu ainda defendo essa teoria, ou então o Effa M100 já era pra ser o carro mais vendido do país, pois olha o preço dele e a quantidade de itens de série que ele trás…
Merchandising e enganação podemos dizer que é o que a CAOA, representante oficial da Hyundai, faz na propaganda do Tucson, dizendo que ele foi eleito o melhor SUV do mundo segundo a J.D., pura mentira… E tem muitas outras coisas que a CAOA vem fazendo pra aumentar as vendas dos carros da Hyundai, do i30 podemos citar a motorização 2.0 CVVT. Onde está a frase "MOTOR 2.0 CVVT" no comercial? Hum, entendi foi subistituída pelo "CÂMBIO AUTOMATICO CVVT". Ora, se CVVT é comando de válvulas variável o que isso está fazendo perto de câmbio automático? Entendi foi apenas um simples trocadilho. "Pegadinha do Malandro!!!" hahaha…
Pra quem não sabe CVT significa câmbio automático multimarchas e CVVT comando de válvulas variável…
Não que os carros da Hyundai não sejam bons, pelo contrário, admiro todos os carros, inclusive o i30, acho que ele, hj, merece sim ser o líder do segmento de hatchs médios pelas qualidades que ele tem. E só por esse fato a CAOA não precisava mentir absurdamente no cormecial do i30…
Eu compraria correndo um carro da toyota 1.4 completo com cambio automatico por uns 30.000,00 sem pensar duas vezes.
O problema é que a Toyota certamente não "venderia correndo" um 1.4 completo com cambio automático (ou manual) por uns 30k.
Ainda assim votei no carro da Toyota, acho que ele será o melhor desses lançamentos e fará sim sucesso (na cola do Corolla e do nome ligado a qualidade, que eles tem no Brasil), porém com certeza em volume de vendas os projetos da Fiat tendem a fazer muito sucesso (mesmo se qualidade e/ou o custo/beneficio forem duvidosos).
Toyota e Honda são excelentes marcas, vendem carros bons e confiáveis, mas o vírus da banda podre brasileira parece mesmo ter contaminado ambas.
A primeira vai vender seu "Agile" aí ao invés do Yaris ou Aygo (iQ nem pensar, né?!) e a segunda teve a chance de abocanhar mais mercado com Fit e City, mas perdeu a chance ao vendê-los por mais dinheiro que realmente valem. A Nissan fez fama aí com seus jipões e pickups, mas pisou na bola ao lançar a Livina com base no Logan ao invés de fazer aí o Nissan Note ou mesmo o Rogue / Qashqai.
Cadê a Suzuki com seu Swift? Mazda com seu modelo 2? Hyundai com o i20? Kia com o Rio?
As Nipo-brasileiras estão prevalecendo de sua fama pq ainda não enfrentam aí os mesmos concorrentes diretos de seus produtos, quando tiverem carros de passeio da Suzuki, Mazda e Nissan aí sim a briga fica boa e quem ganha é o consumidor.
@Jair
Eu moro em Minas e o tempo todo tem propaganda da Fiat alem do BBB e outros programas de tv que promovem os carros da montadora italiana.
E eu concordo com voce sobre a Hyundai (CAOA)