Agora é oficial: o Mille perdeu o título de carro mais barato do país. Se alguém quiser comprar um veículo zero km e desembolsar o menor valor, acabará levando para casa o Effa M100, uma espécie de microvan feita na China.
Como todos os projetos chineses que estão chegando ao Brasil, o M100 também enfrenta toda a burocracia e falta de estrutura de seus representantes. Ao contrário de algumas marca de motocicletas, como a Dafra, as investidas são tímidas e um pouco desorganizadas. A Effa, por exemplo, anuncia o início das operações há tempos, mas só agora o primeiro lote para a venda chegou. São 63 unidades do modelo de passageiros e mais 26 da versão utilitário.
O preço inicial é de R$ 22 980, exatos R$ 500 a menos que o Mille 2 portas. E, ao contrário deste, vem com vidros e travas elétricas, ar-condicionado e CD player de série. Por enquanto, apenas quem mora em São Paulo poderá encontrar uma revenda da marca, mas a Effa promete atingir outros mercados em breve. A intenção é vender cerca de 200 carros por mês, pouco se comparado aos cerca de 10 000 Mille que são emplacadados no mesmo período.
Certamente, os chineses estão longe de incomodar as marcas tradicionais, mas não deixa de ser positivo ter mais opções para os consumidores, sobretudo para os que tem menos recursos financeiros.