Pois é, depois tem gente que defende os chineses com unhas e dentes. Veja o caso da marca Effa. Quando lançou o M100 no Brasil, a empresa quis ter o carro mais barato do mercado, fato elogiável. Mas a rede despreparada e a falta de divulgação minaram as chances do modelo. Apesar disso, o M100 ainda contou com uma exposição gratuita ao fazer parte da frota de longa duração da revista Quatro Rodas. Mas, em vez de ajudar, a avaliação acabou piorando a situação do modelo ao mostrar que ele era perigoso de dirigir, sem falar no pós-venda inexistente.
O tempo passou, um facelift chegou e não é que o M100 embalou nas vendas este ano? Claro, guardadas as devidas proporções. Em apenas cinco meses, a Effa vendeu 260 unidades, volume superior a 2008 e 2009 inteiros. Pronto, o M100 deu a volta por cima. Não.
Acreditem: o estoque do compacto acabou e a Effa só voltará a vendê-lo em setembro, quando um novo lote de 1 200 unidades chegar, segundo apurou o site Interpress Motor. Ou seja, agora que a marca poderia aproveitar o bom momento, o modelo sai de cena.
A boa notícia é que o novo M100, chamado de Ideal, terá aperfeiçoamentos já que será feito na fábrica da Suzuki na China.