Terça-feira, dia 5 de janeiro de 2010, será um marco na indústria automobilística mundial. Exagero? Pode até ser, mas é nesse dia que a Toyota revelará o conceito do EFC, Entry Family Car, mais conhecido como seu compacto para os mercados emergentes. Sim, é ele mesmo que será fabricado em Sorocaba, na nova unidade que está em construção no Brasil.
Mas sua primeira aparição será longe daqui. O carrinho surgirá no Salão de Delhi, na Índia, outro mercado com potencial para ele e onde também será produzido, mas um pouco antes que aqui, em 2010 – o Brasil teoricamente começará a fabricá-lo em 2011.
Segundo comentários do setor, a Toyota espera conseguir um preço inferior a US$ 10 mil por ele. Mas não se empolgue, isso aí certamente é valor para indiano ver. Aqui, com certeza, deve ficar em torno de R$ 30 mil ou mais.
Se não inventar uma marca para mercados emergentes, a Toyota pode ter um produto interessante nas mãos dada a sua qualidade de fabricação. Eis aí o receio: de que ela, para não sujar seu nome, invente alguma linha de produtos populares, mas é difícil acreditar.
Xiii… já tô imaginando um Daihatsu com grade e frisos cromados para tentar dar um charme em mais um low-cost.
Toyota: não nos decepcione; faça um carro de verdade! Pode até ser com a base do Yaris velho, pois o brasileiro não liga pra essas coisas modernas…
@Leandro Pi
Tudo bem se for um Daihatsu modificado, porque é um bom carro. Aliás, a Daihatsu é da Toyota.
com todo o respeito; brasileiro não liga pra coisas modernas.. certo.
porque todo cidadão tem mais de 50 mil pra pagar em um carro.. aí não né
e apesar de tudo, carro é transporte, e fundamental pra algumas pessoas..
seria muito mais fácil (e correto) se as montadoras e o governo brasileiro tomassem vergonha na cara e valorizasse mais o povo daqui..
muito mais fácil que milhões de pessoas "boicotarem" as empresas e andar a pé.
ninguém quer o pior pra si mesmo, mas as vezes não temos escolha..
primeira vez que comento, mas frequento o site a tempo já, parabéns por manter essa imparcialidade, difícil pra maioria das pessoas no seu próprio blog 🙂
Era o que faltava para quebrar de vez com nossas montadoras tupiniquins com seus modelos baratos e ruins. Chega de motores batendo e outros mil problemas inadmissíveis, conhecidos e não.
Sou engº de qualidade. Em alguns casos, posso afirmar que é necessária coragem para andar com nossas carroças. Muitas coisas não chegam a conhecimento público. O diferencial nesta área, da Toyota, é surpreendente. Previsão certeira (podem anotar): Se este modelo estiver dentro da média (não precisa ser ótimo), as vendas de nossas montadoras vão despencar. O mercado promete muita agitação…
Se o carro tiver um conjunto interessante, por exemplo, a nível de Picanto, que não é fabricado aqui, seria interessante. 40-45 mil em um carro atuomático + ABS + EBD pra mim já estava ótimo (Air bag também, mas ele não faz parte do meu pacote de necessidades básicas).
Trabalho em uma empresa que fornece peças para a Toyota e me surpriendi com a falta de qualidade da peça que a Toyota exigiu para tornar o EFC um carro mais barato.