Apresentada no último dia 4, a nova geração do utilitário-esportivo Ford EcoSport foi, até o momento, o lançamento mais impactante no Brasil, apesar de aparecer somente sob o formato de conceito. Porém, a versão de produção do novo crossover compacto da Ford deverá ser revelada até o final do primeiro semestre e, inclusive, já foi vista sem camuflagem na Índia, mercado em que o modelo também será comercializado.
O visual, sem dúvidas, ficou muito mais bonito e moderno do que o modelo à venda atualmente, que é basicamente a primeira geração (lançada em 2002) com um visual modificado. O novo EcoSport utiliza a base do New Fiesta, que será nacional em 2013, e ganhará sua primeira reestilização, com linhas inspiradas no novo Fusion, por exemplo.
Porém, se o visual pôde ser visto por vários jornalistas, blogueiros e fãs do veículo, o mesmo não se pode dizer dos preços e versões. Estes dois quesitos ainda estão guardados a sete chaves pela Ford, que deverão ser revelados pela marca norte-americana durante seu lançamento da versão “de rua”.
Entretanto, segundo um amigo, que está fazendo treinamento em uma concessionária, de um membro do Fórum EcoSport Club, os preços do novo Ford serão bastante altos.
De acordo com ele, o Eco será oferecido em apenas duas versões de acabamento, de motorização e de transmissão. A mais básica será a XLS, que virá com motor 1.6 16V Sigma Flex e com preço de R$ 59.990. A topo de linha com motorização 1.6 litro será a XLT, que virá com mais equipamentos e preço de R$ 64.990.
Com motor 2.0 16V Duratec Flex, a XLT estará disponível pelo preço de R$ 73.990, enquanto a XLT 1.6 automática completa custará R$ 73.990. E, por fim, a versão mais cara da gama, a XLT 2.0 16V com tração 4×4 será comercializada pelo elevado preço de R$ 79.990. Porém, esta última versão deverá vir bastante completa, com direito a sete airbags, teto solar – que poderá ser opcional –, sistema keyless (que dispensa o uso das chaves para abertura e fechamento das portas), partida por botão, entre outros.
Estes valores são bastante altos. Porém, os preços do New Fiesta hatch e sedã, próximos do Focus, fazem acreditar que os preços a serem cobrados no EcoSport 2013 também serão bastante salgados.
No entanto, a versão FreeStyle não foi divulgada. Cogita-se que a Ford possa comercializar junto com o novo EcoSport o atual modelo, na versão FreeStyle, continuando a concorrer com o Renault Duster, já que a segunda geração do crossover ficará maior e mais sofisticada e subirá de patamar, podendo concorrer com o Hyundai Tucson, por exemplo.