O tempo passa. Estão vendo o sedã da foto acima? Quem se lembra que a Citroën chegou a criar um viral em 2007 com direito a chamada em portais com os dizeres “Asteróide Pallas pode se chocar com a Terra“? A marca francesa não economizou para mostrar as qualidades do carro que trazia uma série de equipamentos de série por um preço parecido com os, na época, pelados Honda Civic e Toyota Corolla.
A estratégia funcionou a ponto de o Citroën C4 Pallas vender quase tanto quanto um Chevrolet Vectra, o 3º colocado na ranking na época, e modelo que usava um nome forte graças aos modelos anteriores da Chevrolet.
Pois já se passaram quase seis anos desde aquele dia, em junho de 2007. E o Citroën C4 Pallas virou mesmo asteroide, mas nas vendas, que só caem há vários meses. Não é para menos. Desde então, diversos sedãs estrearam no mercado com muitos recursos e visual mais atualizado.
A solução enquanto seu sucessor, o C4L ou Lounge, não chega é promover o modelo velho para acabar com estoques. Como levantou o site Autos Segredos, a Citroën decidiu promover o C4 Pallas na versão GLX vendendo o carro por R$ 49.990, ou seja, colocando o sedã numa faixa de preço mais comumente associada aos compactos.
A versão em promoção traz câmbio manual, airbag duplo dianteiro, ar condicionado de duas zonas, rodas de liga leve aro 16, freios antibloqueantes (ABS), comandos satélites no volante, rádio com MP3 e controlador de velocidade de cruzeiro. Se o cliente preferir o modelo com câmbio automático sequencial, aquele com “tecnologia Porsche” e trocas horríveis, paga R$ 52.990.
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Ah, sim, não esqueça também do preço de revenda, que deve cair mais que, o já citado, asteroide.
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Ricardo, deixando de lado as gozações sem sentido que não cabem em um site que – acredito – seja destinado a matérias serias e responsáveis sobre automóveis, não compartilho suas opiniões acerca do Citroen C4 Pallas. Tenho um modelo 2010, ano 2009, que adquiri com 12.000 kilometros rodados e hoje registra 85.000 kilometros, em plena forma. Bom de estrada e de curva, confortável, ótima dirigibilidade, consumo condizente com seu porte (media de 9,5 a 10 kms por litro de gasolina na estrada, carregado e velocidade em torno de 120 km por hora), sem nenhum problema que não sejam aqueles naturalmente decorrentes do tempo de uso. Todo modelo de carro tem seu tempo e o Pallas teve o seu, claro. A proposito, onde estão o Ford Fusion, Chevolet Vectra, e outros tantos de sua época?
Reinaldo, então vamos deixar as gozações de lado:
Você não disse qual versão tem, então vou usar como referência o C4 Pallas GLX automático 2010. Em junho de 2009 (para usar uma data intermediária) o preço desse modelo zero km na Tabela Fipe era de R$ 67.615. Hoje esse carro vale, pela mesma referência, R$ 38.661, uma desvalorização de 43%.
O Ford Fusion 2009 2.3, que era a versão disponível há quatro anos, custava R$ 70.780 e hoje é cotado a R$ 40.777, desvalorização de 42%, praticamente a mesma do seu Citroën. Porém, o Fusion recebeu reestilização pouco tempo depois disso e já saiu de linha, portanto, é natural que ele perca valor de forma mais veloz, assim como ocorrerá com seu carro agora que existe um sucessor anunciado.
O Chevrolet Vectra 2010 Elegance automático, concorrente direto do seu, custava R$ 61.965 em junho de 2009 e agora vale R$ 38.644, desvalorização de 38%. E isso porque o Vectra está fora de linha desde o ano passado e nem teve nova geração, que ainda seguraria seu valor um pouco. Ainda assim, é melhor visto pelo mercado.
Vamos a um outro carro de sua época, como você diz. Que tal o Corolla XEi 2010 automático? Tinha preço de R$ 71.101 em 2009 e hoje ainda vale R$ 50.884, uma desvalorização de 28%, quase metade da que seu carro apresenta. E olha que o Corolla teve reestilização.
Realidade triste essa, hein? Ainda prefiro o tom bem humorado do texto.
Abraços,
Ricardo Meier
Tirando a desvalorização, que é grande em carros franceses, acho que é um carro que vale a pena comprara ainda com baixa quilometragem. Já que eu não penso em vende-lo nos próximos quatro anos.
É muito mais completo que o civic ou corolla por um preço bem mais acessivel.
Olá Ricardo,
tanto os seus comentários quanto do sr. Reinaldo acima são válidos, tenho um Pallas GLX automático 2009 e também em plena forma, além de só elogios com o carro. A questão de desvalorização realmente pesa e claro, por conta de preconceito. Lembra daqueles tempos antigos de Hyundai ou Kia? e hoje é outra realidade. Acredito que associar a alta desvalorização de um automóvel, de qualquer marca, com sua qualidade por vezes é errado e triste. O Civic e Corolla estão há mto tempo no mercado, são ótimos carros e os mais vendidos porém, paga-se caro pelo que oferecem, ou seja, cobram o que querem pois, sabem como é o mercado, com seus costumes e preconceitos (ex. Gol ainda é um dos mais vendidos , por que será?).
Finalmente, depois de verem a qualidade de outros carros lançados, Franceses por exemplo, viram que tinham a obrigação de oferecer mais, afinal, apesar de acostumado e preconceituoso, o consumidor não gosta de ser feito de bobo, aí podemos observar as "inovações" em seus modelos novos. Já andei de Civic e Corolla (modelos da mesma época que o Pallas) e o fato é que ambos não oferecem o mesmo conforto, não oferecem o mesmo acabamento, não oferecem mtos ítens, nem mesmo como opcional que o Pallas oferece (ia). Enfim, foi seu tempo, como tudo na vida mas desmerecer o Pallas (como seu texto sugere infelizmente) como se fosse carro de quinta é injusto pois, todos os modelos tem seus prós e contras, por ex. o cambio "by Porshe" não é uma maravilha mas, não é ruim (ou horrível) ao ponto de se irritar, já o porta malas do Civic é ruim ao ponto de se irritar, afinal comprar um sedã e ter um espaço de "pochete" para colocar suas coisas é sacanagem.
Mas as reclamações ou pontos desfavoráveis do Pallas tiveram efeito, o Lounge agora vem com câmbio de 6, o painel que ao meu ver era bonito e diferenciado, mudou (costumes?!) e está vindo com um preço competitivo e novamente, com itens/tecnologia que o Civic ou Corolla não tem nem como opcional e faço uma aposta com você em relação ao acabamento superior.
Concluindo, estar "destinado" a ter o mesmo carro (ainda cheio de plástico e acabamento inferior) e igual a de mtas pessoas, por causa do valor de revenda, prefiro "perder" por um lado e ganhar por outro (entenda tecnologia, conforto, espaço), eu diria que é pagar o preço por querer algo melhor e diferenciado.
Os exemplos de baixa desvalorização da Toyota e Honda, não devem ser justificados pela qualidade "duvidosa" da Citroen ou outra montadora como alguns pensam mas sim, atribuídos e reforçados por costumes, preconceitos e falta de informação.
Então, longe de mim dar conselhos, mas uma dica saudável, deixe os medos e preconceitos de lado, experimente algo diferente e saia do "rebanho", você irá se surpreender! assim quem sabe esse cenário de alta desvalorização mude e force ao concorrente entregar mais qualidade pelo que se paga e que merecemos.
abç
Zek
mas acha q vale a pena pelo preço?? afinal é um carrao
vale sim, irá adorar!