E nosso palpite estava certo: o hatch compacto do projeto HB se chamará HB20, conforme antecipamos no dia 4 de julho. A Hyundai revelou o nome do modelo nesta semana para alguns veículos da imprensa especializada com embargo até às 0h00 desta sexta-feira. O HB20 começará a ser produzido em setembro e mostrado aos jornalistas nos dias 11 e 12 desse mesmo mês. As vendas começarão em 10 de outubro e a marca quer emplacar 25 mil unidades até o final do ano.
A maior surpresa da apresentação nem foi o carro em si, que é realmente bem acima dos padrões da categoria, mas disso falamos mais depois. O presidente da montadora no Brasil, Chang Kyun Han, revelou que a família HB – que inclui um sedã e um jipinho, além do hatch – será vendido numa nova rede que está sendo formada. Com 130 a 150 concessionários, ela será exclusiva da linha, ou seja, se você quiser um HB comprará nesta nova rede, se quiser um importado ou montado sobre CKD, comprará nas lojas administradas pelo grupo CAOA.
A situação um tanto estranha deve durar até que o contrato com a CAOA se encerre, o que é um mistério. A Hyundai diz que está tudo bem, mas ficou claro que é questão de tempo para que eles assumam toda a operação.
Jipinho e sedã
A explicação para o nome HB20 vem da plataforma que ele usa, a mesma do i20, hatch compacto vendido na Europa, entre outros mercados. O carro brasileiro, aliás, estreou a nova plataforma que será usada na próxima geração do i20, que nem foi revelada. O HB, no entanto, foi desenhado apenas para o Brasil, mas pode ser exportado caso agrade.
Depois do hatch será a vez do jipinho e, em seguida, do sedã. Os prazos de lançamentos são bem mais curtos do que imaginávamos: o crossover chega em janeiro e o sedã, em março. O jipinho, aliás, será mostrado no Salão do Automóvel.
O hatch terá três versões: 1.0 manual, 1.6 manual e 1.6 automática, de quatro velocidades. Não foi revelado nenhum dado técnico, mas sabe-se que os dois motores são os mesmos do Picanto (1.0 3 cilindros) e do Soul, ambos flex.
A Hyundai acredita que venderá 150 mil carros em 2013 – este ano a meta é de 25 mil unidades. Se conseguir esse feito, somado aos carros trazidos pela CAOA, será um volume próximo da Ford. Claro, se a marca americana não expandir suas vendas. Aguardem para esta sexta nossa avaliação do HB20. Mas já adianto que estamos diante do potencial melhor compacto fabricado no Brasil…