O descompasso entre o mercado mundial e o brasileiro sempre foi grande, mas tem visto exceções ultimamente. A Ford, por exemplo, inverteu a mão ao lançar o EcoSport primeiro aqui que em outros lugares. Mas a própria marca americana deu um tiro no pé ao demorar a lançar o Focus III na América do Sul. O modelo médio, que chegou à Europa em 2011, acaba de ter uma reestilização revelada neste fim de semana.
Ou seja, quem comprou o carro no Brasil teve apenas três meses para de alinhamento com o resto do mundo, isso na melhor das hipóteses. Agora, seu carro já não é mais tão atual. Talvez a culpa nem recaia na 3ª geração do Focus e sim no tempo em que nosso mercado ficou com a geração 1 enquanto a Europa já vendia a 2ª geração desde 2004. Voltamos a entrar no mapa da Ford em 2008 com a versão reestilizada, que também ficou atualizada por cerca de dois anos.
A reestilização do Focus eliminou a frente chamativa, que fazia lembrar o personagem “Darth Vader”, entre outras coisas. Em seu lugar, novos farois mais esguios, grade discreta e aparência geral do New Fiesta atual. A traseira precisou trocar a tampa do porta-malas para “casar” com a lanterna alterada e menor. O resultado é bom, mas comum. Ao menos a polêmica deve diminuir.
Opinião pessoal: o Focus talvez seja o menos bem resolvido dos modelos “Kinetic 2”. O carro tem muitos apêndices e protuberâncias sem que isso o torne atraente. Bons projetos geralmente resolvem isso com poucos e inspirados traços.
Mas o Focus 2015 europeu não é só visual diferente. O interior ganhou novo desenho também, incluindo volante e sistema de ar-condicionado. O que mais chama a atenção é o reposicionamento do freio de estacionamento, que saiu do lado do câmbio para uma posição mais recuada. Com isso, livrou espaço para a instalação de alguns botões como o do sistema Start-Stop, Park Assist e uma nova tomada de 12 V. A Ford diz que o carro agora tem um sistema Sync 2, mais avançado.
Na parte de motores, o Focus europeu vai além do nosso, que só usa um 1.6 Sigma e o 2.0 com injeção direta apenas. Lá o hatch tem um 1.0 EcoBoost com 3 cilindros e potência de 100 cv a 125 cv, e um 1.5 também EcoBoost com 150 cv e 180 cv, sem falar no consumo menor.
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O novo Ford Focus 2015 será apresentado no Salão de Genebra na semana que vem.
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