Para incomodar modelos como BMW R 1200 GS e Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré, a Ducati anunciou recentemente no mercado brasileiro a chegada da nova Multistrada 1200 Enduro. Trata-se de uma nova versão da bigtrail da montadora italiana, com proposta mais off-road, que estará disponível nas concessionárias a partir do mês de novembro com preço de R$ 89.990 (válido apenas para os 50 compradores até o final do ano).
Entre os diferenciais, há suspensão ativa com curso de até 20 mm, rodas raiadas de 19 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, controle de estabilidade, controle de elevação da roda dianteira em arrancadas, freios ABS com função para curvas, sistema de entretenimento com Bluetooth (para conferir dados da moto, como monitoramento da viagem, velocidade, consumo e inclinação em curvas pelo smartphone), controle de tração, entre outros.
Há ainda controle de velocidade eletrônico, painel de instrumentos com tela colorida de cinco polegadas, conjunto óptico de LED, sistema de Controle de Parada do Veículo (auxilia o piloto ao dar partida em subidas e ladeiras) e tanque com capacidade para 30 litros, proporcionando autonomia de mais de 450 km.
Na motorização, a nova Ducati Multistrada 1200 Enduro usa um bloco Testastretta DVT (Distribuição Desmodrômica Variável) de 1.198,4 cc e dois cilindros, que rende 160 cavalos de potência e 13,9 kgfm de torque, com câmbio de seis velocidades e transmissão final por corrente O conjunto inclui também quatro modos de condução (Enduro, Turismo, Esportivo e Urbano).