Segundo reportagem do jornal Valor Econômico desta quarta-feira, 20, a Dongfeng é a mais nova marca chinesa a acertar sua vinda ao Brasil depois da Brilliance. Terceiro maior grupo automobilístico do país, a DFM produz de tudo: caminhões, carros, utilitários e autopeças.
Além disso, vende sob licença vários modelos europeus, coreanos e japoneses na China como o Tiida, C4, 307 e CR-V, Sportage e Civic. Seus próprios misturam linhas modernas com soluções mais antigas como é o caso hatch H30.
De acordo com o jornal, a Dongfeng conversa com seis potenciais representantes no Brasil e planeja uma estratégia parecida com a da Chery, ou seja, primeiro importação e depois instalação de uma fábrica em território nacional.
O mercado brasileiro, dentro de cerca de cinco anos, será um palco curioso. Se crescer como se prevê, veremos uma concorrência maior nos segmentos, mas ainda acreditamos que há marcas demais para uma quantidade de clientes razoável.
Curioso que na Europa e Estados Unidos, as marcas chinesas ainda não se atrevem a querer brigar com as locais – há algumas tentativas sem sucesso, por enquanto. Já o Brasil virou campo de testes para elas. Se virarem o jogo e ganharem a clientela brasileira, certamente estarão preparadas para vislumbrar novos mercados. Só torcemos para que o consumidor não vire refém de produtos ruins tanto chineses quanto “nacionais”.
Infelizmente já estamos refens de produtos ruins, até as japonesas estão lançando aqui carros para "emergentes" como o caro Honda City. Dos fabricantes chineses, por enquanto não podemos esperar muito.
Na niticia diz que os chineses ainda não se atrevem a querer brigar com as locais, mas em 2008 ou 2009 uma montadora chinesa tentou vender uma cópia do BMW X5 na Alemanha e esse carro foi proibido de ser vendido por lá, nessa mesma época a Car and Driver avaliou o carro por lá e o povo na rua olhavam o carro com desprezo. Viva o nosso país, que aceita qualquer coisa, de Kombi sexagenaria até essas coisa chinesas que vão infestar as nossas ruas
Acredito que nos proximos 5 anos devera vir mais marcas chinesas pra ca,a China é um pais de 1 bilhao e 300 milhoes de habitantes e deve ter muito mais marcas de carros do que imaginamos,quando foi aberta as importaçoes em 1990 veio muitas marcas de varias partes do mundo pra ca e evoluiram bastante e bem poucas nao tiveram sucesso,numa epoca que o brasileiro estava conhecendo um carro importado,hoje cerca de 20 por cento dos carros vendidos no brasil sao importados entao e bem mais facil evoluir hoje.
nosso pais esta prestes a virar um deposito de sucata sem comentarios e lamentavel cambada de chineses podres sem nocao
Dá-lhe chinglings!As montadoras nacionais vão ter que se coçar para parar de perder vendas para os chinas.