Dois ícones americanos viraram história. Oficialmente. O jipão Hummer e o esportivo Viper estão encerrando suas carreiras de forma um tanto melancólica no primeiro caso. A fabricante de utilitários esportivos foi vítima da crise financeira e do peróleo e virou vilã dos tempos ecológicos. Já o Dodge perdeu espaço na nova fase da marca, tocada pela Fiat, sua nova dona.
A GM até que tentou vender a Hummer, mas o negócio com os chineses do grupo Tengzhong fracassou. O jeito foi fechar as fábricas e agora lançar um “feirão” para esvaziar os pátios com veículos encalhados. Além de descontos, a marca financia em até 72 meses os modelos H2 e H3 que sobraram.
O Viper, ao menos, ganhou uma série limitada de despedida. Batizada de SRT10 Final Edition, a série tem apenas 50 unidades, 20 do modelo cupê e 18 do conversível e outros 12 da versão de competição ACR e vem com a pintura especial cinza com detalhes em preto e vermelho.
Mas o superesportivo pode voltar. Não com a plataforma atual, mas com um projeto capitaneado pela Ferrari. Isso, no entanto, são apenas boatos.