Dois ícones americanos viraram história. Oficialmente. O jipão Hummer e o esportivo Viper estão encerrando suas carreiras de forma um tanto melancólica no primeiro caso. A fabricante de utilitários esportivos foi vítima da crise financeira e do peróleo e virou vilã dos tempos ecológicos. Já o Dodge perdeu espaço na nova fase da marca, tocada pela Fiat, sua nova dona.
A GM até que tentou vender a Hummer, mas o negócio com os chineses do grupo Tengzhong fracassou. O jeito foi fechar as fábricas e agora lançar um “feirão” para esvaziar os pátios com veículos encalhados. Além de descontos, a marca financia em até 72 meses os modelos H2 e H3 que sobraram.
O Viper, ao menos, ganhou uma série limitada de despedida. Batizada de SRT10 Final Edition, a série tem apenas 50 unidades, 20 do modelo cupê e 18 do conversível e outros 12 da versão de competição ACR e vem com a pintura especial cinza com detalhes em preto e vermelho.
Mas o superesportivo pode voltar. Não com a plataforma atual, mas com um projeto capitaneado pela Ferrari. Isso, no entanto, são apenas boatos.
e as 6 unidades restantes? são da fábrica?
Leandro, falha nossa: são 20 cupês, 18 roadsters e 12 ACR. Valeu pelo alerta.
É O TRISTE FIM DE DOIS ÍCONES DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA AMERICANA!
Infelizmente é o fim de dois carros "verdadeiros" que sobravam e não esses carros eletricos e hibridos tranvestidos de automoveis que teremos daqui em diante.
Se a Hummer fosse de outra empresa, teria algum futuro mas teve o azar de ser administrada pela pior empresa do mundo em materia de administração que é a GM. Seus produtos tem um bom mercado e por mais que agora estejam com baixas vendas, isso se deve mais a idade dos produtos e a falta de um leque maior de produtos do que a imagem da marca. A Hummer para a GM foi um "bode expiatório" para dizer que a mesma estava arrumando a casa e dar um ar "ecologicamente correto" em seus produtos.
Bem o Viper acho (minha opinião) que é por um motivo bem estranho. Não é por motivos ecologicos ou economicos ou até mesmo tecnologicos, pois o Viper sempre foi brutão, é barato de produzir e qualquer super esportivo é beberrão. O problema é que ele custa US$ 100K e bota tempo fácil alem de ser mais charmosso que o "cavalinho rampante" da Fiat.
Conclusão, a FIAT não ficaria com um carro que seria um grande empecilho a sua Ferrari no principal mercado do mundo custando 1/3 do valor e oferecendo muito (claro, menos o luxo e imagem de ferrari). Se no Brasil a FIAT já fez suas M… já começou a faer as suas nos EUA.
A Car and Driver disse que o Viper era o ultimo carro de macho fabricado atualmente , e acora a Fiat acaba com ele. Será que agora ele sera mais um carro como as Ferraris cheias de eletronica que ate um macaco conseque dirigir?
Bem, pelo menos o Corvette ainda está vivo… Ou pelo menos eu espero que fique vivo…
Eu acho isso uma puta sacanagem, porque eu tenho 15 anos e o viper, e o camaro, e pricipalmente o HUMMER H2, h3 eram os carros que eu mais gostava, e agora quando eu tiver 18 nao vou poder mais ter pois acabou,e o hummer,viper eram os carros que eu associava aos EUA, e na minha opiniao a fiat eh uma merda.
moral da historia, eu ia ganhar um hummer h2 daqui a 4 anos, e nao vou mais porque nao vende…
abrassos