O Dodge Viper está celebrando seu 25º aniversário e, ao mesmo tempo, prepara seu adeus. Para marcar o último ano de produção do superesportivo, a montadora anunciou a chegada de cinco edições especiais para a linha do modelo, que destacam algumas das mais emblemáticas versões do passado do bólido. Os carros especiais já podem ser encomendados pelos norte-americanos.
“O Dodge Viper teve uma belíssima trajetória, e 25 anos depois de ter sido apresentado pela primeira vez, deixa o mundo dos supercarros registrando recordes notáveis”, disse Tim Kuniskis, Chefe da Dodge, SRT, Chrysler e Fiat na América do Norte. “Com mais recordes de pista do que qualquer outro carro de produção em série no mundo, o Dodge Viper ACR será o Viper de rua mais rápido de todos os tempos, o carro que define o padrão para todos os que o seguirem.”
O primeiro da lista é o Viper 1:28 Viper ACR, que homenageia o tempo de 1min28s65, atual recorde de volta mais rápida para um carro de série na histórica pista de Laguna Seca, na Califórnia, obtido pelo piloto Randy Pobst em um Viper ACR 2016 em outubro de 2015. O carro tem pacote aerodinâmico exclusivo e freios de cerâmica e terá produção limitada a 28 unidades.
Outro modelo é o Viper GTS-R Commemorative Edition ACR, que conta com carroceria branca com faixas azuis, fazendo alusão ao GTS-R GT2 Championship Edition, de 1998 – que comemorava a vitória do Viper no Campeonato Mundial de GT2, da FIA. Esta versão terá 100 unidades.
Já o Viper VoooDoo II Edition ACR é baseado no Viper VooDoo Edition 2010, com produção limitada a 31 exemplares. O Viper Snakeskin Edition GTC é uma releitura do Snakeskin de 2010, com carroceria na cor verde Snakeskin (“pele de cobra”) e 25 unidades. Por fim, o Viper Dealer Edition ACR será limitado a 33 unidades e estará disponível apenas em duas concessionárias Dodge que mais vendem o Viper: uma em Tomball, no estado do Texas e outra em Roanoke, Illinois.
Outra variante anunciada pela Dodge é o Viper ACR, que retorna na linha 2017 como carro de pista para as ruas, com mudanças na suspensão e aerodinâmica.