Com lançamento oficial no mercado brasileiro em agosto de 2008, o Dodge Journey veio conquistando aos poucos o “coração” dos brasileiros. O porte avantajado e o espaço interno, combinados à versatilidade, são os principais atributos do utilitário esportivo norte-americano. Porém, a motorização deixava a desejar.
E, para alavancar as vendas do Journey, a Dodge lança no Brasil a linha 2012 do modelo. Por fora, o visual do modelo foi alterado principalmente na dianteira, que adotou novo para-choque e grade. A lateral recebeu novas rodas, enquanto a traseira ganhou lanternas com novo layout interno, além de para-choque redesenhado.
O interior também foi modificado, bem semelhante com o do “primo” Fiat Freemont, inclusive. A cabine do modelo ganhou melhor acabamento, sistema multimídia com tela touch-screen, entre outros.
No entanto, a principal novidade está escondida debaixo do capô. Agora o Journey vem equipado com um motor 3.6 litros Pentastar que entrega 285 cv e 35,6 kgfm de torque, – o mesmo que equipa o Jeep Grand Cherokee –, bem mais potente que o bloco que equipava o SUV anterior, um um 2.7 litros de somente 185 cv. A transmissão do modelo 2012 é automática AutoStick de seis velocidades.
A prova de 0 a 100 km/h é completada pelo Journey 2012 em 8 segundos, com velocidade máxima de 208 km/h. O consumo, todavia, melhorou. O Dodge faz médias de 7,2 km/l na cidade, segundo dados divulgados pela marca obtidos nos Estados Unidos.
E, para distanciá-lo do Freemont, a fabricante reposicionou os preços do Journey. Agora o modelo custará cerca de R$ 100 mil para a versão SXT e de R$ 110 mil para a R/T.