Para distanciar o Journey do recém-chegado Fiat Freemont – que vem obtendo vendas significativas em sua categoria –, a Dodge apresentou de forma oficial nesta semana a linha 2012 do crossover norte-americano. Com visual renovado e motor mais potente, o Dodge Journey foi reposicionado no mercado e agora se encaixa em uma faixa de preço superior ao primo italiano.
Se no preço e na mecânica o intuito era distanciar ambos os modelos, não se pode dizer o mesmo das novas linhas externas adotadas pelo Dodge Journey. O utilitário-esportivo lembra o Fiat em vários quesitos, como nos para-choques, que são praticamente idênticos ao do Freemont. As rodas seguem a mesma linha (17″ na versão de entrada e 19″ na variante topo), iguais ao do modelo da Fiat na versão destinada a Europa. As lanternas ganharam iluminação por LEDs.
Em suma, o Journey 2012 se difere do parente europeu apenas na grade dianteira e nos logotipos. Até o interior é semelhante ao do crossover da Fiat. Com maior refinamento e formas mais admiráveis, a cabine do Dodge renovado ficou superior ao do modelo anterior.
Já na motorização, as semelhanças desaparecem. Substituindo o antigo propulsor 2.7 V6 de 185 cv, o moderno Pentastar V6 3.6 litros que rende 280 cavalos de potência a 6.350 rpm e 34,9 mkgf de torque a 4.350 rpm chega com a missão de entregar mais potência e menor consumo de combustível. O bloco, no entanto, já equipa o Chrysler Town & Country e o Grand Cherokee, da Jeep. Junto ao motor, há um câmbio automático de seis velocidades.
O consumo médio do Journey fica, de acordo com dados divulgados pela Dodge, entre 6,7 km/l e 12,8 km/l no ciclo urbano e rodoviário, respectivamente. Além do novo motor, o Dodge Journey 2012 chega ao Brasil com nova suspensão, que agora é independente nas quatro rodas. A versão precedente do automóvel usava suspensão do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.
Com reajuste nos preços, o Journey deixa de ser oferecido na variante “pé-de-boi” SE, sim, aquela que vinha com calotas. O Dodge agora parte de R$ 97.500 na versão SXT – que obteve uma redução de R$ 2,4 mil – e R$ 107.900 na topo de linha R/T. Em comparação, o Fiat Freemont vai de R$ 81.900 a R$ 86 mil. Durante o lançamento, a Chrysler informou que estima vender 2,5 unidades do modelo em 2012. Sendo assim, o Journey deverá vender 200 unidades ao mês. Veja abaixo os equipamentos da linha 2012 do Journey.
SXT
Air bags frontais, laterais nos bancos dianteiros (tipo cabeça e tórax) e laterais tipo cortina para todas as fileiras de bancos
Apoios de cabeça dianteiros ativos
Ar-condicionado com controle de temperatura automático de três quadrantes
Bancos revestidos de couro
Bancos da 2ª fileira rebatíveis, bipartidos (1/3 e 2/3) reclináveis e com assentos infantis embutidos
Banco do motorista com regulagem elétrica em 6 direções
Bancos da 3ª fileira bipartidos, rebatíveis e reclináveis
Bancos dianteiros aquecidos
Computador de bordo programável (EVIC) com medição de temperatura externa e bússola digital
Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
Faróis dianteiros de neblina
Freios a disco nas 4 rodas com ABS
Luz de monitoramento de pressão dos pneus
Controle eletrônico de estabilidade com controle de tração e sensores anticapotamento e de oscilação de reboque
Para-brisa com película de proteção solar
Rack de teto com trilhos laterais pretos
Rodas de alumínio de 17”
Sistema de som MyGIG com tela de LCD sensível ao toque e HD interno
Sistema de entrada fácil Tilt’n Slide® para acesso aos assentos da 3ª fileira
Sistema Bluetooth Uconnect com comando de voz
Volante revestido de couro com controles integrados de aúdio e do controlador de velocidade
R/T
Acabamento cromado nas maçanetas externas e trilhos laterais do rack de teto
Rodas de alumínio de 19”
Sistema de áudio premium com 6 alto-falantes e subwoofer da marca Alpine
Teto solar elétrico