Parece que o primeiro fruto da aliança Fiat-Chrysler na América Latina será a picape Dakota. Segundo disse o presidente da Fiat argentina, uma picape média poderia ser produzida na fábrica de Córdoba. Ou seja, só pode ser a Dakota, a rival de Hilux e cia.
Mas, diferentemente do que se previa, a marca Dodge continuaria sendo usada e não uma versão da Dakota com emblema da Fiat. O que a Chrysler precisa nesse caso é de uma rede mais eficiente de distribuição e venda, coisa que a Fiat tem de sobra.
Também seria mais simples, barato e rápido para que o grupo consiga entrar no segmento, que contará com a Volkswagen até o final do ano e sua picape Amarok. Ainda assim, serua necessário que a Dakota recebesse um motor diesel em vez dos V6 e V8 gastões. Isso a Fiat tem na linha já, usado pelos utilitários da Iveco.
Sem dúvida, é uma hipótese que faz sentido. Se ocorrer, será a volta da Dakota ao país em que já foi fabricada, no começo do século no Paraná. Esperamos que desta vez seja uma volta para valer.
Creio que se a Fiat fabricar a Dakota na Argentina, será uma ótima opção no mercado, principalmente se vier com motor a diesel. A Fiat poderia usar toda a sua rede de concessionárias, mas deveria criar algo especial para a marca norte americana e não vendê-la dentro do showroom Fiat. Se isso acontecer, vai ficar feio. Deve ser feito algo como acontece com a Renault-Nissan, ao menos aqui na minha cidade é assim, onde o showroom da Nissan fica separado do da Renault, como se fosse outra loja. As oficinas são conjuntas, mas a venda e o pós venda fica em separado.
O tempo não fez bem à Dakota.
O desing da fabricada no Brasil era mais bem resolvido.
Não duvido de uma Fiat "Dakota", vendida com marca/nome da Fiat para concorrer com a Amarok.
@rr09
Design não é com os americanos ! Salvo raríssimas exceções.
Não tem haver com esta pick up, mas a Fiat foi muito infeliz com a propaganda da Strada Cab dupla onde quatro macacos enchem sua caçamba com bananas e entram nela depois.
Nós já somos chamados de "macaquitos" por vizinhos conhecidos e a Fiat vem faz esta "infeliz" campanha!!!
Qual mensagem ela quis passar? Quem compra a cabine dupla é "macaco"? Carro de macaco?
@rr09
A Fiat vem já a algum tempo fazendo publicidade ligada à florestas e seus sub-temas para a linha Adventure. No caso específico da Strada cab dupla, acredito que ela quis passar a idéia de que a picape pode ser ocupada por mais de 2 passageiros e que ainda tem uma caçamba (mesmo que pequena) que pode ser aproveitada. Como na publicidade da Palio Adventure Locker (muito boa por sinal), já tinha algo cômico, com os animais cantando Three Little Birds, não se pode levar muito a sério essa dos macacos.
Pois eu acredito mais q ela seja uma "Fiat" Dakota ou qq outro nome. há anos a fiat quer uma pick-up na sua linha, quase fez com uma com a Tata e até já registrou um nome: Outcity
Ricardo Junior,
Ontem fiquei sabendo de uma história de um feliz comprador de uma CB Strada que me fez riri muito.
A pessoa, plantador de batatas de uma cidade pequena do Sul de Minas, ao ver o lançamento da Strada CB, vendeu sua Weekend e a comprou.
Sua primeira viagem foi para a praia (Ubatuba-SP).
Ao chegar lá com sua família, parou para almoçar. Suas bagagens estavam na caçamba. Ao voltarem, nem a capota maritima mais havia no carro!
"Ficou indignado" com o fato e ao voltar, de raiva, vendeu o carro. Isto serve de lição para muitos que não avaliam a sua real necessidade ao comprar um veículo, se deixa levar por "ações publicitárias" (macaquitos) e depois paga o peixe!!!
@rr09
Essa daí foi engraçada mesmo !
De repente ele pensou que estava no Canadá, onde as pessoas dormem com as portas destrancadas.
Isso aí é a famosa compra por impulso, o cidadão ver o produto na tv e logo pensa, vou ser o primeiro ou um dos primeiros a comprar para matar meus amigos, vizinhos e estranhos de inveja. Depois acaba vendo que fez mal negócio. Com celular e eletrônicos é a mesma coisa.
Embora eu não faça isso, ainda relevo, porque nos EUA, Japão… as pessoas tem esse péssimo hábito.
Só para você ter uma idéia, um amigo meu comprou uma moto Honda não tem nem 2 anos, ela nunca deu problemas e tem menos de 7.000 km rodados; ele já está pensando em comprar uma mais nova. Sabe qual foi a desculpa dele ? "O valor da moto usada está caindo, então antes que eu perca mais dinheiro, eu vendo-a e compro uma nova". Aí eu comentei: "Você vende a sua, coloca a diferença, pega uma nova que vai desvalorizar do mesmo jeito; nesse caso você perde duas vezes".
Ou ele não entendeu minha lógica ou ele não quis entender, que continou com a mesma idéia. Então eu disse, vá fundo, o dinheiro é seu. Acabou trocando a moto.